Efeitos da prática pedagógica na mudança do estilo de vida sobre a microbiota intestinal em indivíduos obesos: um estudo longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119814.83-92

Resumo

Os processos educativos no contexto das práticas de saúde propõem um processo permanente de aprendizado pelo trabalho, desenvolvendo possibilidades de desconstrução/construção de novos valores, ideais e lutas para produzir mudanças de práticas, de gestão e de participação social. Neste sentido, as concepções pedagógicas orientam as metodologias formativas destinadas aos profissionais de saúde, bem como para pacientes, pois o binômio educação e saúde constitui práticas socialmente produzidas em tempos e espaços históricos definidos. A epidemia global de obesidade representa um desafio significativo para a saúde pública, exigindo abordagens inovadoras para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Este estudo investigou os efeitos da prática educacional direcionada para a mudança do estilo de vida em 45 indivíduos obesos, analisando como as intervenções relacionadas à alimentação, prática de atividade física, gerenciamento do sono e da ansiedade influenciaram a composição da microbiota intestinal ao longo de um período de tempo. Os participantes foram submetidos a um programa de educação intensivo, com ênfase na adoção de hábitos mais saudáveis. A análise da microbiota intestinal foi realizada antes e após o programa de intervenção. Foram alcançados resultados, onde os 45 indivíduos se sentiram motivados e conseguiram aderir ao programa proposto, com perda de peso e melhora da diversidade microbiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Von Dolinger de Brito Röder, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Patologia Molecular, Professora no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Glauber Pimentel Florêncio, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências da Saúde - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Médico ginecologista.

Ralciane de Paula Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências da Saúde – Universidade Federal de Uberlândia. Técnica do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Técnica em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão.

Geraldo Sadoyama Leal, Universidade Federal de Catalão

Doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Professor e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão.

Downloads

Publicado

2024-04-15