Efeitos da prática pedagógica na mudança do estilo de vida sobre a microbiota intestinal em indivíduos obesos: um estudo longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119814.83-92Resumo
Os processos educativos no contexto das práticas de saúde propõem um processo permanente de aprendizado pelo trabalho, desenvolvendo possibilidades de desconstrução/construção de novos valores, ideais e lutas para produzir mudanças de práticas, de gestão e de participação social. Neste sentido, as concepções pedagógicas orientam as metodologias formativas destinadas aos profissionais de saúde, bem como para pacientes, pois o binômio educação e saúde constitui práticas socialmente produzidas em tempos e espaços históricos definidos. A epidemia global de obesidade representa um desafio significativo para a saúde pública, exigindo abordagens inovadoras para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Este estudo investigou os efeitos da prática educacional direcionada para a mudança do estilo de vida em 45 indivíduos obesos, analisando como as intervenções relacionadas à alimentação, prática de atividade física, gerenciamento do sono e da ansiedade influenciaram a composição da microbiota intestinal ao longo de um período de tempo. Os participantes foram submetidos a um programa de educação intensivo, com ênfase na adoção de hábitos mais saudáveis. A análise da microbiota intestinal foi realizada antes e após o programa de intervenção. Foram alcançados resultados, onde os 45 indivíduos se sentiram motivados e conseguiram aderir ao programa proposto, com perda de peso e melhora da diversidade microbiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.