Análise das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas nas escolas técnicas profissionalizantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119837.30-41

Resumo

Este trabalho propôs analisar o uso da tecnologia digital da informação e comunicação na formação de instrutores de uma escola técnica profissional. A construção de um modelo preliminar de formação do profissional de educação que atua no Ensino Profissionalizante aliado às tecnologias com um repertório tecnológico diverso, pode ser ou não eficiente para o estudante do século XXI.  Buscou-se analisar a prática com as novas tecnologias digitais de informação e comunicação. Acredita-se a partir dos resultados na pesquisa de campo desenvolvida com instrutores de escolas técnicas profissionalizantes pesquisa de campo, que haja um aprofundamento de forma recursiva, agendas progressivas e permanentes de formação do instrutor/ professor para o uso das tecnologias, que mudam a cada ano, mas que precisam ter sua aderência conferida aos conteúdos programáticos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Rodrigues de Sousa, UniCarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais (UNICARIOCA).

 

Ana Paula Legey, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2; Jovem Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ; Pós-doutorado no IEN/CNEN; Doutora em Ciências pelo IOC/Fiocruz; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

Leonardo Trotta, UniCarioca

Doutor em Ciência da Literatura na mesma área de Poética UFRJ(2009). Pós-doutorando no Programa em Pós-Graduação em Educação/UERJ área de currículo, trabalhando na perspectiva da teoria do discurso com Laclau, Mouffe, Derrida, Foucault e Lacan.  Mestre em Letras no curso de Ciência da Literatura/Poética UFRJ(2004). De 2011 a 2017 foi diretor regional pedagógico na metropolitana VI SEEDUC/RJ. Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ(2000). Em 2018 foi coordenador de avaliação na diretoria regional Baixadas Litorâneas SEEDUC/RJ. Professor das redes públicas do Rio de Janeiro: SME/RJ e SEEDUC/RJ. No ensino superior tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração, Design, Literatura, Educação e Gestão Pública. Atualmente é professor da Unicarioca nos cursos de Design Gráfico, Pedagogia e Publicidade/Jornalismo. Professor do curso de mestrado profissional em novas tecnologias digitais na educação/Unicarioca.

Andre Cotelli do espirito Santo, UniCarioca

Doutorando no Programa de Pós- Graduação em Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ), Professor no Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação da Unicarioca.

Downloads

Publicado

2024-04-15