Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EAD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior

Autores

  • Aline Tamires Kroetz Ayres Castro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Leonardo Germano Krüger Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.12009.134-149

Resumo

Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino Superior à gestão universitária, investigaram-se quais são para os Coordenadores de Curso EAD de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão democrática no Ensino Superior. Por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de questionários e análise documental, tratados com base na análise de conteúdo a partir das categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais. Identificaram-se funções com destaque nas quatro dimensões, sendo que estas estão diretamente relacionadas com a rotina e a dinâmica dos cursos e da Instituição, apontando possibilidades para o desenvolvimento de uma gestão democrática neste nível de ensino.

 

Palavras-chave: Gestão Democrática. Ensino Superior. Coordenador de Curso à Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010) e Especialista em Gestão Educacional pela mesma instituição (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: educação superior e pedagogia universitária. Atualmente mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e técnica-administrativa em educação no cargo de Pedagoga da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, vinculada a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.

Leonardo Germano Krüger, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena (2003); Especialização em Gestão Educacional (2005), Especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano, subárea em Pedagogia do Movimento Humano (2005) e Mestrado em Educação (2007), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor Temporário pelo Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM nos períodos de 2006-2008 e 2012-2013. Professor do Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria/RS (2010-2013). Experiência na área de Educação e Educação Física Escolar, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, saberes e desenvolvimento profissional e Educação Física Escolar. Participa como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFSM), Professor Pesquisador I do Curso de Especialização em Gestão Educacional, na modalidade a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (EaD - UAB/UFSM) e Professor do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Jaguari.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes