Observações da Interferência do Facebook na aprendizagem dos adolescentes

Autores

  • Fabiana Maria Oliveira Unasur
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.12273.210-228

Resumo

Resumo: A disseminação de tecnologias digitais de informação e comunicação móveis tem promovido a ampliação do acesso de adolescentes às redes sociais, promovendo inúmeras pesquisas de cunho educacional, inclusive o de identificar as implicações no aprendizado e no desenvolvimento escolar dos estudantes. O presente trabalho fruto de investigação científica, teve a finalidade de compreender as relações existentes entre as redes sociais e o aprendizado dos alunos. A pesquisa de cunho quantitativo foi realizada com alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental II. Como técnica de coleta de dados foi realizada uma entrevista em forma de questionário fechado aplicado para professores e alunos, como também registros de observação do cotidiano da sala de aula. A observação em sala no momento em que os alunos estavam liberados para usar o celular para acessar a internet durante o acontecimento da aula, nos mostrou que existe uma interferência negativa na aprendizagem devido ao uso sem limites da rede social Facebook, porém, no momento em que o uso da rede social como ferramenta de aprendizagem foi coordenado pelo professor, houve uma interferência positiva que trouxe uma assimilação satisfatória do conteúdo ministrado.

PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais. Facebook. Instrumentos de aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Fabiana Maria Oliveira, Unasur

Mestranda em Ciências da Educação - UNASUR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - CEMAC. Licenciada em Biologia - CESMAC. Atuação como professora de ciências e biologia na educação básica, Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2015-04-30