Tecnologias educacionais e avaliação educacional

Autores

  • Andréia Maciel da Silva UNIR, IFRO
  • Elisete Martins Soares UNIR, IFRO
  • Suely A. N. Mascarenhas UNIR, UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.12891.181-195

Resumo

Resumo: As tecnologias educacionais estão possibilitando o rompimento com a noção tempo e espaço e inserindo uma nova forma de ser e de pensar na educação, transformando as relações, o modo de aprender e de comunicar, criando uma possibilidade de uma construção coletiva do conhecimento. Este artigo cita algumas tecnologias muito usadas na escola, tais como: a televisão que parte do concreto, do visível, do imediato, que toca todos os sentidos. E algo maior que a televisão e que revolucionou as relações entre os indivíduos, a informática, com múltiplas ferramentas que ajudam no ensino-aprendizagem. Para que aconteça a aprendizagem o professor precisa estar atento no ritmo que cada aluno aprende, procurando traçar novos caminhos, pois cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem. E ao usar as tecnologias educacionais é possível trabalhar as múltiplas formas aprender em cada aluno, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um. A avaliação é parte integrante do ensino-aprendizagem e a avaliação pode ser feita de diversas formas, com instrumentos variados, então porque não usar as novas tecnologias para avaliar os alunos?

Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Aprendizagem. Avaliação educacional.

 

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Publicado

2015-04-30