Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13076.30-56Resumo
Resumo: Este estudo investiga as contribuições das estratégias de mediação pedagógica adotadas pelos professores na docência em fóruns de discussão online no contexto do Estágio de Docência Online no curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da UFAL. A investigação se deu por meio do mapeamento das interações online em fóruns de discussão com base na teoria das redes sociais na internet e a análise das conversas estabelecidas no interior desses fóruns. Os resultados da análise do mapeamento e conversas foram organizados em cinco categorias: material didático; consigna do fórum; ação docente; ação discente e tempo da atividade. A análise dessas categorias, sob o enfoque da docência, revelou contradições que foram legitimadas por ambos e que revelam o grau de dificuldade do rompimento dos paradigmas tradicionais em educação.
Palavras chave: Docência online. Estágio supervisionado. Formação de professores.
Downloads
Referências
AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. de F. R. Investigações na docência: possíveis contribuições aos processos formativos dos professores formadores. B. Téc. Senac. Rio de Janeiro, v. 38, nº 3, set/dez, 2012.
BOLZAN, Dóris. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
HARASIM, Linda, Redes de aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo. Paz e Terra: 1996.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MACHADO, M. J.; AQUINO, V. O estágio supervisionado no programa de formação de professores: contribuição das mídias interativas para a reflexão da práxis docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v 4, n 2, p. 1– 17, jun. 2009.
OKADA, A. (Org.). Cartografia cognitiva. Porto Alegre: LCMK, 2009.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. Estágio e docência. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.
PRIMO, A. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. Rio de Janeiro: Loyola, 2006.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RELA, E. Avaliação em processos de estágio supervisionado na formação de professores em cenários virtuais. VII CIDU, Porto, 2012.
SILVA, Ivanderson Pereira; MERCADO, Luis Paulo L. Tendências pedagógicas no mundo contemporâneo: reflexões sobre a pedagogia da reprodução e a pedagogia da autoria. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 13, p. 234-261, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1235/PDF Acesso em: 4 de jun. 2015.
SILVA, I. P. O estágio de docência online no curso de Física licenciatura modalidade a distância da UFAL: formando recursos humanos para além dos muros da escola. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 11, p. 21-45, 2012; Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/876/774. Acesso em: 28 jul. 2013.
SILVA, M. (Org.). Formação de professores para a docência online. Rio de Janeiro: Loyola, 2012.