Experimentos com Interfaces Digitais como Subsídio na Elaboração de Oficinas e Cursos para o Ensino Superior

Autores

  • Yára Pereira da Costa e Silva Neves Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas
  • Leila Augusta de Oliveira Barros Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas
  • Renato Lima Barros de Almeida Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas renato_waka@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.23114.345-365

Resumo

As TIC abrem novas possibilidades educacionais na medida em que estão disponíveis e suprem interesses diversos. A criação de novos ambientes de aprendizagem que incorporam diferentes tecnologias, fortalecem o aperfeiçoamento constante para o professor do ensino superior, tornando-se um desafio para o repensar do fazer pedagógico. Este estudo descreve as atividades desenvolvidas com experimentos para avaliar as possibilidades pedagógicas de interfaces da internet, com estudos para subsidiar a elaboração de oficinas numa universidade pública brasileira a serem ofertados na formação de professores do ensino superior para as modalidades presencial e a distância. Foi estruturado nas seguintes etapas: a primeira envolveu reunião com bolsistas para definição de procedimentos e cronograma necessários para a realização dos experimentos; exploração das possibilidades dos softwares para apoio pedagógico com o preenchimento de ficha de avaliação contemplando os seguintes itens: nome do software, tipo, definição, possibilidades pedagógicas, pré-requisitos e observações; pesquisa sobre a história do software, os pré-requisitos para a instalação, configuração das funcionalidades e elaboração de relatórios fundamentados em estudos de base teórica dos softwares estudados. A segunda envolveu a exploração do software pelos pesquisadores para análise das possibilidades pedagógicas. Foram realizados 17 experimentos com interfaces categorizadas por grupos de utilização incluindo jogos, simulações, mundos virtuais, mapas conceituais, comunidades virtuais e redes sociais, dentre elas: Dipity, Elgg, ETC, Geni, Google Ocean, Google Sky, Grand Chase, Habbo,  LiveMocha, MindMeister, Mindomo, NVivo, Panfu, Second Life, Scribblar, World Of Warcraft, Minecraft, Scratch. A terceira etapa envolveu a preparação do tutorial básico e a montagem das oficinas de extensão com alunos da graduação dos cursos de licenciatura, professores das redes públicas e privada e também para alunos de outros cursos de graduação que poderão ser professores do ensino superior.

Palavras-chave: TIC. Ensino Superior. Experimentos.  Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Yára Pereira da Costa e Silva Neves, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

aqui deve constar:seu currículo-síntese:

Devem constar na plataforma de inscrição as informações quanto à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição; área de estudos e linha de pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; endereços residencial ou profissional e eletrônico completos.

 

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas

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Leila Augusta de Oliveira Barros, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas

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Renato Lima Barros de Almeida, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas renato_waka@hotmail.com

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online