Experimentos com Interfaces Digitais como Subsídio na Elaboração de Oficinas e Cursos para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.23114.345-365Resumo
As TIC abrem novas possibilidades educacionais na medida em que estão disponíveis e suprem interesses diversos. A criação de novos ambientes de aprendizagem que incorporam diferentes tecnologias, fortalecem o aperfeiçoamento constante para o professor do ensino superior, tornando-se um desafio para o repensar do fazer pedagógico. Este estudo descreve as atividades desenvolvidas com experimentos para avaliar as possibilidades pedagógicas de interfaces da internet, com estudos para subsidiar a elaboração de oficinas numa universidade pública brasileira a serem ofertados na formação de professores do ensino superior para as modalidades presencial e a distância. Foi estruturado nas seguintes etapas: a primeira envolveu reunião com bolsistas para definição de procedimentos e cronograma necessários para a realização dos experimentos; exploração das possibilidades dos softwares para apoio pedagógico com o preenchimento de ficha de avaliação contemplando os seguintes itens: nome do software, tipo, definição, possibilidades pedagógicas, pré-requisitos e observações; pesquisa sobre a história do software, os pré-requisitos para a instalação, configuração das funcionalidades e elaboração de relatórios fundamentados em estudos de base teórica dos softwares estudados. A segunda envolveu a exploração do software pelos pesquisadores para análise das possibilidades pedagógicas. Foram realizados 17 experimentos com interfaces categorizadas por grupos de utilização incluindo jogos, simulações, mundos virtuais, mapas conceituais, comunidades virtuais e redes sociais, dentre elas: Dipity, Elgg, ETC, Geni, Google Ocean, Google Sky, Grand Chase, Habbo, LiveMocha, MindMeister, Mindomo, NVivo, Panfu, Second Life, Scribblar, World Of Warcraft, Minecraft, Scratch. A terceira etapa envolveu a preparação do tutorial básico e a montagem das oficinas de extensão com alunos da graduação dos cursos de licenciatura, professores das redes públicas e privada e também para alunos de outros cursos de graduação que poderão ser professores do ensino superior.
Palavras-chave: TIC. Ensino Superior. Experimentos. Formação de Professores.