O uso de simulações computacionais em Farmacologia

Autores

  • Walleska Bismaida Zacarias Galvão Barros Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13412.74-87

Resumo

Resumo: O uso de simulações computacionais é uma estratégia didática que pode ser utilizada no ensino superior e se organiza de maneira que os alunos aprendam em uma situação similar a real. Aproxima os conceitos trabalhados em sala de aula da realidade, facilitando o aprendizado do aluno. Apresenta como vantagens a facilidade da aquisição de conceitos, a substituição de laboratórios experimentais, o aprendizado sem riscos e o fato de atrair a atenção do aluno. Como dificuldades, têm-se: necessidade de ambiente simulado, planejamento cuidadoso e necessidade de conhecimento de informática tanto pelo aluno quanto pelo professor. Essa estratégia pode ser utilizada na disciplina de Farmacologia, evitando o uso de animais em experimentos e o gasto com laboratórios experimentais. Alguns simuladores que podem ser utilizados nessa disciplina e estão disponíveis para download na Internet, são: PharmaCal, Rat Cardiovascular System, The Virtual Cat, The Virtual Twitch e The Virtual NMJ.

Palavras-chave: Simulações.  Ensino Superior. Farmacologia.

 

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Biografia do Autor

Walleska Bismaida Zacarias Galvão Barros, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Farmacologia Clínica pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2010). Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (PPGQB/IQB/UFAL). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica Medicinal.

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Publicado

2015-04-30

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC