O uso de simulações computacionais em Farmacologia
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13412.74-87Resumo
Resumo: O uso de simulações computacionais é uma estratégia didática que pode ser utilizada no ensino superior e se organiza de maneira que os alunos aprendam em uma situação similar a real. Aproxima os conceitos trabalhados em sala de aula da realidade, facilitando o aprendizado do aluno. Apresenta como vantagens a facilidade da aquisição de conceitos, a substituição de laboratórios experimentais, o aprendizado sem riscos e o fato de atrair a atenção do aluno. Como dificuldades, têm-se: necessidade de ambiente simulado, planejamento cuidadoso e necessidade de conhecimento de informática tanto pelo aluno quanto pelo professor. Essa estratégia pode ser utilizada na disciplina de Farmacologia, evitando o uso de animais em experimentos e o gasto com laboratórios experimentais. Alguns simuladores que podem ser utilizados nessa disciplina e estão disponíveis para download na Internet, são: PharmaCal, Rat Cardiovascular System, The Virtual Cat, The Virtual Twitch e The Virtual NMJ.
Palavras-chave: Simulações. Ensino Superior. Farmacologia.
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