A dramatização no estágio supervisionado: o role playing auxiliando na formação dos professores de ciências e biologia – reflexões e contribuições

Autores

  • Vânia Márcia da Silva Laurentino Instituto Federal de Alagoas/IFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13506.88-101

Resumo

Esse artigo analisa o uso da dramatização nas aulas de estágio supervisionado no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para cumprir tal objetivo foram analisadas microaulas do estágio I de observação da turma 2011.1 do curso para compor um relato de experiência. A fundamentação teórica para essa análise foi o estudo da dramatização enquanto metodologia de ensino, e a realização de levantamento bibliográfico a cerca do tema estágio supervisionado. O estudo caracteriza a microaula como estratégia de role playing e contribui para valoração da dramatização na formação.

Palavras-chave: estágio supervisionado. Dramatização Docência.

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Biografia do Autor

Vânia Márcia da Silva Laurentino, Instituto Federal de Alagoas/IFAL

Possui mestrado em educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013), graduação em biologia também pela UFAL (2001), Pós-Graduação em Ensino na Docência no Ensino Superior pelo CESMAC (2005). Atualmente sou professora pesquisadora do IFAL e professora da rede estadual de ensino em Alagoas.

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Publicado

2015-04-30

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC