Os letramentos enquanto transformadores do ciberespaço em ciberlugar: uma análise dos grupos do Facebook sobre o game The Grand Theft Auto V

Autores

  • Vinícius Oliveira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Católica de Pelotas
  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Doutorando em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas Graduado em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.33514.530-543

Resumo

Resumo: O presente artigo classifica-se como um estudo de cunho etnográfico virtual, cujo objetivo principal é analisar os letramentos exercidos no game comercial "The Grand Theft Auto IV". Essa proposta está situada a partir do entendimento que, atualmente, a escola tradicional enfrenta crise nas práticas letradas que é caracterizada pela exigência de certos letramentos que não são condizentes com o perfil dos alunos. Como resultado desse estudo inicial, pode-se concluir que o referido game que, há muito tempo vem sido visto como algo inadequado pela sociedade, devido às cenas violentas e adultas, oferece a oportunidade de desenvolver uma série de letramentos valorosos à educação linguística que não são desenvolvidos no contexto formal de ensino.

Palavras-chave:  Literacies. Ciberspace. Ciberplace. The Grand Theft Auto V.

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Biografia do Autor

Vinícius Oliveira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Católica de Pelotas

Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de PelotasEspecialista em Letras pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPAGraduada em Leitura e Escrita pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Doutorando em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas Graduado em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Franciscano

Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas Especialista em Letras pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Graduada em Leitura e Escrita pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

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Publicado

2016-12-31