Os letramentos enquanto transformadores do ciberespaço em ciberlugar: uma análise dos grupos do Facebook sobre o game The Grand Theft Auto V
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.33514.530-543Resumo
Resumo: O presente artigo classifica-se como um estudo de cunho etnográfico virtual, cujo objetivo principal é analisar os letramentos exercidos no game comercial "The Grand Theft Auto IV". Essa proposta está situada a partir do entendimento que, atualmente, a escola tradicional enfrenta crise nas práticas letradas que é caracterizada pela exigência de certos letramentos que não são condizentes com o perfil dos alunos. Como resultado desse estudo inicial, pode-se concluir que o referido game que, há muito tempo vem sido visto como algo inadequado pela sociedade, devido às cenas violentas e adultas, oferece a oportunidade de desenvolver uma série de letramentos valorosos à educação linguística que não são desenvolvidos no contexto formal de ensino.
Palavras-chave: Literacies. Ciberspace. Ciberplace. The Grand Theft Auto V.
Downloads
Referências
BUZATO, M. Desafios Empírico-Metodológicos para pesquisas em letramentos digitais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.46, n.1, p. 45-62, 2007b.
COPE, B; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London, Routledge, 2000.
_____. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International
Journal, v. 4, p.164-195, 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de
Janeiro: Editora 34, 1995a.
FOCAULT, M. Of Other Spaces. Diacritics, v.16, n. 1, p. 22-27, 1986.
KATO, M. No Mundo da Escrita. São Paulo, Ática, 1986.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies. Ideology in Discourses. Nova York: Routledge, 2012.
GOODY, J. Literacy in traditional societies. Cambridge University Press.1967.
HAESBAERT, R. O Mito da Desterritorialização. Do Fim dos Territórios à Multiterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
KOSTOGRIZ, A. Putting “Space” on the Agenda of Sociocultural Research. Mind, Culture, and Activity, v. 13, n. 3, 2006, p. 176-190.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. (Eds). Digital Literacies. Concepts, Policies and
Practices. New York: Peter Lang, 2008.
LEFEBVRE, H. The Production of Space. Cambridge, MA: Blackwell, 1991.
MASSEY, D. For Space. London: Sage Publications, 2005.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures.
Harvard Educational Review, Cambridge, MA, v.66, n.1, p. 60-92, 1996.
SOJA, E. Geografias Pós-Modernas: A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1989.
_____. Thirdspace. Journeys to Los Angeles and other real-and-imagined places. Oxford: Blackwell Publishing, 1996.
SCIBNER, S. COLE, M. The psichology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1981.
STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: CUP, 1984.
TFOUNI, L. Adultos Não-Alfabetizados. O Avesso dos avessos. São Paulo, Pontes Editores, 1988.