Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do PIBID

Autores

  • Michele Salles El Kadri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13707.102-116

Resumo

Resumo: Há algum tempo profissionais da educação se deparam com as diferenças entre o que chamam de mundo fechado e enciclopédico das escolas e o mundo dinâmico e sem fronteiras dos meios de comunicação. Afirmar, portanto, que estamos na era da informação e que a produção de conhecimento é intensa e rápida, não é novidade. No entanto, este fato impõe aos professores a necessidade de assumir novas posturas e novas práticas pedagógicas. Documentos oficiais para o ensino de línguas têm reconhecido essa realidade ao enfatizar que os novos currículos precisam incorporar o letramento digital como parte dos objetivos para se aprender uma língua estrangeira (BRASIL, 2006). Desta forma, reconhece-se a inter-relação entre as linguagens produzidas pelas novas tecnologias e o domínio da língua inglesa.  Essa questão, portanto, tem sido incorporada nas propostas práticas de programas públicos, como por exemplo, o Pibid. Desse modo, este trabalho objetiva apresentar uma proposta em andamento com o uso de vídeo games por meio da plataforma FazGame para o ensino de línguas no contexto do Pibid. Trata-se, portanto, de um relato de uma experiência sobre a educação digital de professores de língua inglesa em formação inicial. Está baseado em uma metodologia de game based learning. A experiência nos permitiu a) reconhecer que a plataforma apresenta potencialidades e limitações no que seu refere a seu uso para o ensino de língua inglesa; b) que poucos professores dominam vídeo-games e c) que alunos da escola pública avaliam o aprendizado por meio de games como sendo motivador.

Palavras-chave: Vídeo-games. Ensino de língua inglesa. Formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, departamento de Linguas Estrangeiras Modernas.

 

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Publicado

2015-06-07

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC