O uso das interfaces interativas no curso de geografia a distancia da UFS e do IFPE

Autores

  • Carlos Alberto de Vasconcelos Departamento de educação Campus prof. alberto Carvalho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13708.133-147

Resumo

Resumo: O acesso imediato à informação nos aproximou do mundo e das culturas e tem-nos proporcionado transformações profundas, após o surgimento e mediação das redes digitais. É imprescindível, a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o processo ensino e aprendizagem, em especial dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de forma que se processem interações. Busca-se compreender como e quais são as interfaces interativas mais utilizadas no curso de licenciatura em geografia na Universidade Aberta do Brasil. Metodologicamente, utilizou-se, além de um vasto referencial teórico e da observação in loco, acompanhamento dos alunos e tutores pelo AVA com aplicação de questionários e entrevistas. É uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e método comparativo. Percebe-se que o avanço tecnológico, impulsiona e transforma a maneira de ensinar e de aprender; há uma complexidade e crescente tarefas que envolvem informação e tecnologia no processo educativo; as interfaces mais utilizadas são as propiciadas pelo AVA a exemplo das disponibilizadas pelas redes sociais, facebook, whatsapp, instagram, sites, listas de discussão, porém o fórum e chats (salas de bate-papo) e e-mail são os mais utilizados para atividades do curso, contribuindo com a interatividade entre sujeitos envolvidos; Poderia haver mais e maior aproveitamento dos recursos disponibilizados para o processo educativo.

Palavras-chave: Tecnologias Interativas. Ensino de Geografia. EaD.

 

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Biografia do Autor

Carlos Alberto de Vasconcelos, Departamento de educação Campus prof. alberto Carvalho Universidade Federal de Sergipe

Departamento de educação
Campus prof. alberto Carvalho
Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2015-06-16

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC