O uso das interfaces interativas no curso de geografia a distancia da UFS e do IFPE
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13708.133-147Resumo
Resumo: O acesso imediato à informação nos aproximou do mundo e das culturas e tem-nos proporcionado transformações profundas, após o surgimento e mediação das redes digitais. É imprescindível, a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o processo ensino e aprendizagem, em especial dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de forma que se processem interações. Busca-se compreender como e quais são as interfaces interativas mais utilizadas no curso de licenciatura em geografia na Universidade Aberta do Brasil. Metodologicamente, utilizou-se, além de um vasto referencial teórico e da observação in loco, acompanhamento dos alunos e tutores pelo AVA com aplicação de questionários e entrevistas. É uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e método comparativo. Percebe-se que o avanço tecnológico, impulsiona e transforma a maneira de ensinar e de aprender; há uma complexidade e crescente tarefas que envolvem informação e tecnologia no processo educativo; as interfaces mais utilizadas são as propiciadas pelo AVA a exemplo das disponibilizadas pelas redes sociais, facebook, whatsapp, instagram, sites, listas de discussão, porém o fórum e chats (salas de bate-papo) e e-mail são os mais utilizados para atividades do curso, contribuindo com a interatividade entre sujeitos envolvidos; Poderia haver mais e maior aproveitamento dos recursos disponibilizados para o processo educativo.
Palavras-chave: Tecnologias Interativas. Ensino de Geografia. EaD.
Downloads
Referências
AFONSO, C. A. Internet no Brasil: alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v.4, n. 2, p. 169-184 2002
ALMEIDA, Maria. Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. 2004. Disponível em:< http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos /mariaeliza bethalmeida.rtf>. Acesso em: 04 agos. 2014.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
HEIM, M. The metaphysics of virtual reality. Oxford University Press, 1993.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LANDIM, C. M. das M. P. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
LEVY, Pierry. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Ed. 34, 1997.
______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologias e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MARINHO, S. P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós - graduação em educação. In: Colóquio de Pesquisa em Educação, 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.n.], 2008.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Rio de Janeiro, Companhias das Letras, 1999.
PIAGET, J. Epistemologia genética. 3 ed. São Paulo: Martins fontes, 2007.
______. Biologia e conhecimento. 2 ed., Petrópolis/RJ Vozes, 1996.
PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 3 ed., Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-moderno: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: ZUIN, A; SILVA, M & PESCE, L. (Orgs). Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Paraná: Editora Wak, 2009.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 6. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
UENO, M. M & GOSCIOLA, V. (Org.). Revista Nexos: estudos em comunicação e educação. Ano 3, n. 5 São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 1999.
VALENTINE, C. B; SOARES, E. M. S. Ambientes virtuais de aprendizagem: compartilhando ideias e construindo cenários. Rio Grande do Sul: Educs, 2005.
VILLAÇA, N. A comunicação e literatura contemporânea: espaços reais e virtuais, completar, 2006. Disponível em: http://www.contempo ranea.uerj.br/pdf/ed_07/02 NIZIA.pdf. Acesso em 19 de julho de 2014.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4 ed., São Paulo: Martins fontes, 2008.
_____. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.