As redes sociais digitais e as possibilidades de uma educação bilíngue de surdos no ciberespaço

Autores

  • Simone Lorena Silva Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Gladis Teresinha Taschetto Perlin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.23709.299-319

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer as motivações que tornam as redes sociais digitais, potencializadas pelos dispositivos de conexão permanente, cada vez mais atrativas e as possibilidades de tornar-se uma interface que privilegie uma educação bilíngue de surdos, na perspectiva da pedagogia surda. O artigo é a continuação do trabalho “As redes sociais digitais e a educação bilíngue: a emergência das ‘bolhas’ e ‘espumas’ surdas” acrescendo a questão da mobilidade, da ubiquidade e de dados coletados com 10 acadêmicos surdos do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Sergipe através de questionários com questões abertas e fechadas. Os informantes deveriam dissertar sobre quais as redes sociais que utilizavam, quanto tempo usufruíam delas e qual a percepção das utilidades das informações disponibilizadas nesses espaços. Percebeu-se que, os estudantes surdos participam ativamente das redes sociais digitais impulsionados pela necessidade de agregar-se, de interagir e informar-se; apresentando-se, portanto, como ambientes que privilegiam as narrativas viso-culturais surdas em que a liberdade de emissão, a convergência midiática, as hipersintaxes híbridas, e a mobilidade podem fortalecer o empoderamento do “ser” surdo e contribuir para consolidar a Pedagogia Surda no ciberespaço.

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Biografia do Autor

Simone Lorena Silva Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Simone Lorena Pereira, ouvinte, Graduada em Letras, Especialista em Libras e Educação Especial, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bolsista CAPES/CNPQ. Foi professora de LIBRAS e Língua Portuguesa no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Atualmente pesquisa sobre questões referentes as interfaces das redes sociais digitais e os aplicativos educacionais na educação de surdos.

 

Gladis Perlin, Surda, Teóloga, Mestre e Doutora em Educação de surdos. Professora no Centro de Ciências da Educação - UFSC. Suas atividades em pesquisa voltam-se para os Estudos Surdos um campo de investigação em conexão com teorias que enfatizam a diferença e alteridade cultural dos surdos, e promovem  um contra discurso às questões de surdez como deficiência. Têm focalizado as narrativas culturais provenientes dos espaços surdos e seus cruzamentos com a teoria cultural recente, bem como a teoria pós-estruturalista Neste campo tem desenvolvido estudos, publicado artigos, bem como orientando teses e dissertações.

Gladis Teresinha Taschetto Perlin, Universidade Federal de Santa Catarina

Gladis Perlin, Surda, Teóloga, Mestre e Doutora em Educação de surdos. Professora no Centro de Ciências da Educação - UFSC. Suas atividades em pesquisa voltam-se para os Estudos Surdos um campo de investigação em conexão com teorias que enfatizam a diferença e alteridade cultural dos surdos, e promovem  um contra discurso às questões de surdez como deficiência. Têm focalizado as narrativas culturais provenientes dos espaços surdos e seus cruzamentos com a teoria cultural recente, bem como a teoria pós-estruturalista Neste campo tem desenvolvido estudos, publicado artigos, bem como orientando teses e dissertações.

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online