EXAMTIME: Potencializando as Ações de Aprendizagem em Ambiente Online
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13720.117-132Resumo
Este artigo apresenta e discute um experimento pedagógico realizado em um curso de extensão universitária intitulado “El mundo hispánico sin fronteras”, no qual foram introduzidos alguns dos recursos disponíveis da plataforma de estudos Examtime, tendo em vista sua versatilidade. Essa experimentação ocorreu dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, no âmbito do ensino superior, em uma universidade pública nordestina, no período de cinco meses. Dela participaram 100 alunos divididos em 3 turmas, 1 professora e 3 tutores. A motivação para o mesmo foi a construção de alternativas para ensino de língua espanhola para não nativos, tendo em vista sua importância no contexto de uso de uma segunda língua e a necessidade sentida por professores de criar condições inovadoras e construtivas para mediar e viabilizar a aprendizagem de seus alunos. Esse estudo teve como objetivo analisar esse experimento na perspectiva de relato de experiência pedagógica. Para tanto, discute-se o contexto da educação online, suas características e potencialidades, bem como o perfil do aluno a distância. Após a apresentação e análise de algumas interfaces de comunicação, apresenta-se o Examtime. Neste sentido, realiza-se uma análise de tal interface, centrada em suas potencialidades e concluiu-se que há potencialização da aprendizagem com a utilização do Examtime.
Palavras-chave: Educação online. Examtime. Prática pedagógica.
Downloads
Referências
ABIO, G. Un panorama sobre el uso y perspectivas de la enseñanza de español mediadas por tecnologias. 2014. Disponível em: <http://www.academia.edu/8331694/Un_panorama_sobre_el_uso_y_perspectivas_de_la_ense%C3%B1anza_de_espa%C3%B1ol_mediadas_por_las_tecnolog%C3%ADas_2014>. Acesso em: 15 jan. 2015.
ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras. v.12, p.57 - 82, 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
ASSMANN, H. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BAPTISTA, Sarah Rubia Nunes; SOPELETE, Mônica Camargo. Hangout: uma alternativa sincrônica e assincrônica para videoconferências e videoaulas. 2014. Disponível em: <http://www.next.wiki.br/repositorio/sites/arquivos.next.icict.fiocruz.br/files/Artigo%20Hangout%20-%20Semin%C3%A1rio%20EaD%20UFU.pdf> Acesso em: 14 jan. 2015.
EXAMTIME. Ferramenta de Estudo Online Grátis, sucesso na Europa e EUA chega ao Brasil!. 2014. Disponível em: <https://www.examtime.com/pt-BR/sobre/ferramentas-de-estudos-online/>. Acesso em: 14 jan. 2015.
JORNAL DO COMMERCIO. A internet é um entrave no crescimento da educação a distância. No interior, a qualidade do serviço é mais precário. 2014. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2014/11/16/a-internet-e-um-entrave-no-crescimento-da-educacao-a-distancia-156286.php> Acesso em: 12 jan. 2015.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1998.
MARTINS, A. S.; CAETANO, A. C. M.; LIMA, E. D. B. de. Utilização de software de comunicação na orientação de trabalho de conclusão de curso. 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/61.doc>. Acesso em: 12 jan. 2015.
MORAIS, N. S.; CABRITA, I. B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico. Revista de Estudos Politécnicos, 2008, vol. VI,p. inicial e final, n.9. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/tek/n9/n9a10>. Acesso em: 14 jan. 2015.
MORAN, J. M. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
PINTO, A. A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autorias coletivas. 2004. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004.
SANTANA, C. M. H.; PINTO, A. de C.; COSTA, C. J. de S. A. A ubiquidade das TDIC no cenário contemporâneo e as demandas de novos letramentos e competências na EAD. In: ESUD 2014. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis, 2014. Disponível em: Acesso em: 26 dez. 2014.
SANTANA, C. M. H.; SILVA, J. F. da; MERCADO, L. P. L. Interfaces de comunicação da Web 2.0 na educação. In: SERAFIM, Maria Lúcia et al (Org.). Tecnologias em seus múltiplos cenários. João Pessoa: Editora UFPB, 2013. p.105-131.
SENA, E. de F. As videoaulas de um curso a distância: obstáculos didáticos/pedagógicos e suas implicações na aprendizagem do aluno. SIED 2012. Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos, 2012. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/245/122>. Acesso em: 12 jan. 2015.
SILVA, J. F. da; PINTO, A. de C. Geração C: Conectados em Novos Modelos de Aprendizagem. In: SBGAMES 2009. VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Rio de Janeiro, 2009. Anais SBGAMES2009 - PROCEEDINGS. Rio de Janeiro: Departamento de Informática e de Artes e Design - PUC-RJ, 2009. v. VIII.
SILVA, J. F. da; SANTANA, C. M. H.; PINTO, A. de C. Go!Animate: uma proposta pedagógica para cursos online. In: II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais , 2013, São Paulo. Anais eletrônicos CBRDEII 2013. Mackenzie: São Paulo, 2013. Disponível em: <http://ead.mackenzie.br/eventos/course/info.php?id=6>. Acesso em: 12 dez. 2014.
SILVA, L. F.; OLIVEIRA, E. D. de; BOLF, M. Mobile learning: aprendizagem com mobilidade. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 2013. Colloquium Exactarum, vol. 5, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 59-65. Disponível em: <http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos/area/Exactarum/Computa%C3%A7%C3%A3o/MOBILE%20LEARNING%20APRENDENDIZAGEM%20COM%20MOBILIDADE.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2015.
SOUZA, C.; PIMENTA, D. Videoconferência e webconferência na EAD, análise dos usos e perspectivas de aplicação. In: ESUD 2014. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/126390.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.
TOTTI, A. R.; GOMES, C. A. dos S.; MOREIRA, S. de P. T.; SOUZA, W. G. M-learning: possibilidades para a educação a distância. 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/181.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2015.
VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v.1, n. 1, 2014, pp. 141-166. Disponível em: <http://revistasunifeso.filoinfo.net/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/viewFile/17/24>. Acesso em: 10 jan. 2015.