Capacitação de professores para o uso de tecnologias na prática didático-pedagógica: um estudo de caso no SENAI-SE
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.23791.336-344Resumo
Este trabalho trata sobre a preparação de professores para o uso de tecnologias como recurso pedagógico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe. Buscou-se verificar a apropriação desses recursos pelo público investigado, bem como identificar eventuais resistências e dificuldades no uso das tecnologias como metodologia para as suas aulas. A investigação assume-se como um estudo de caso, sob abordagem qualitativa. Os resultados indicam elevado interesse pelos docentes no uso dos recursos tecnológicos em suas aulas, bem dificuldades oriundas, substancialmente, da infraestrutura institucional. As conclusões indicam que a preparação de professores para a incorporação de tecnologias nas práticas didático-pedagógicas, seja como apoio ao ensino presencial ou utilização em educação integralmente a distância demanda averiguações prévias sobre o nível de conhecimento precedente à capacitação, assim como as condições estruturais e tecnológicas que deverão ser disponibilizadas aos participantes, sob pena de comprometimento dos resultados na aprendizagem desses sujeitos.Downloads
Referências
ASSMANN, Hugo. Redes digitais de metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
CORTELAZZO, Iolanda B. De Camargo. Docência em ambientes de aprendizagem online. Salvador: Edufba, 2009.
MOODLE. Registered Moodle sites. Disponível em: <http://moodle.net/index.php?country=BR> Acesso em: 2 dez 2014.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Educando na Era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.