Capacitação de professores para o uso de tecnologias na prática didático-pedagógica: um estudo de caso no SENAI-SE

Autores

  • Fabio Gomes Rocha UFS - Universidade Federal de Sergipe UNIT - Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.23791.336-344

Resumo

Este trabalho trata sobre a preparação de professores para o uso de tecnologias como recurso pedagógico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe. Buscou-se verificar a apropriação desses recursos pelo público investigado, bem como identificar eventuais resistências e dificuldades no uso das tecnologias como metodologia para as suas aulas. A investigação assume-se como um estudo de caso, sob abordagem qualitativa. Os resultados indicam elevado interesse pelos docentes no uso dos recursos tecnológicos em suas aulas, bem dificuldades oriundas, substancialmente, da infraestrutura institucional. As conclusões indicam que a preparação de professores para a incorporação de tecnologias nas práticas didático-pedagógicas, seja como apoio ao ensino presencial ou utilização em educação integralmente a distância demanda averiguações prévias sobre o nível de conhecimento precedente à capacitação, assim como as condições estruturais e tecnológicas que deverão ser disponibilizadas aos participantes, sob pena de comprometimento dos resultados na aprendizagem desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Fabio Gomes Rocha, UFS - Universidade Federal de Sergipe UNIT - Universidade Tiradentes

Provessor visitante do Departamento de Computação - UFS

Professor do Departamento de Computação da Universidade TIradentes

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online