A influência da gamificação na Educação a Distância com base nas percepções de pesquisadores brasileiros

Autores

  • Thaís Tenório Universidade Federal Fluminense
  • André Rodrigues Silva Universidade Federal Fluminense
  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.24554.320-335

Resumo

A gamificação, emprego de elementos e estratégias de jogos em contextos educacionais, é uma metodologia recente possível de ser aproveitada no processo de ensino-aprendizagem a distância. Neste estudo de caso, o objetivo foi analisar as percepções de pesquisadores cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico brasileiro sobre as possíveis motivações, benefícios e dificuldades de usar a gamificação na educação a distância. Para os respondentes, as motivações frequentes para um educador a distância aproveitar a gamificação seriam dinamizar a aprendizagem e atrair e reter a atenção do aluno.Em relação aos benefícios dessa metodologia, motivar o aluno, instigar a participação, e incorporar entretenimento ao aprendizado foram os mais citados. No que tange às dificuldades, as respostas que se destacaram foram treinar o educador para aplicar a gamificação no ensino‑aprendizagem e conciliar elementos de jogos com as tecnologias de informação e comunicação disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem. A gamificação pode influenciar o ensino-aprendizagem a distância, mas os efeitos do uso dessa metodologia ainda são pouco compreendidos.

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Biografia do Autor

Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil.

André Rodrigues Silva, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense. Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil.

André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro


Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online