A tecnologia nas práticas pedagógicas do ensino superior: o software Graphmatica no ensino de cálculo

Autores

  • Antônio Aparecido Alves de Souza Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.24781.366-378

Resumo

As discussões em torno da incorporação de novas tecnologias na educação matemática vêm possibilitando aos educadores refletirem sobre a criação de inovadas metodologias para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, em todos os níveis de ensino. Assim, este artigo objetiva problematizar, as possibilidades e limitações da inserção do software Graphmatica em turmas de Cálculo para Cursos de Engenharia, em especial no que concerne ao conteúdo funções. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior particular, sob a abordagem qualitativa. A análise dos dados permitiu visualizar que antes do uso do software, os estudantes utilizavam tempo excessivo na construção de gráficos em detrimento da análise matemática e eles passaram a questionar aspectos relevantes à aplicabilidade do software em situações problemas. Estes resultados possibilitaram ao professor pesquisador rever sua prática pedagógica. Conclui-se que as tecnologias não são a solução para todos os problemas, ela, sozinha, não destruirá os males da educação matemática e salvará os professores e alunos do perigo de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Antônio Aparecido Alves de Souza, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Univates. Prof. da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Ieda Maria Giongo, Centro Universitário Univates

Doutora em Educação pela UNISINOS. Profa. do Centro Universitário Univates.

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online