A tecnologia nas práticas pedagógicas do ensino superior: o software Graphmatica no ensino de cálculo
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.24781.366-378Resumo
As discussões em torno da incorporação de novas tecnologias na educação matemática vêm possibilitando aos educadores refletirem sobre a criação de inovadas metodologias para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, em todos os níveis de ensino. Assim, este artigo objetiva problematizar, as possibilidades e limitações da inserção do software Graphmatica em turmas de Cálculo para Cursos de Engenharia, em especial no que concerne ao conteúdo funções. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior particular, sob a abordagem qualitativa. A análise dos dados permitiu visualizar que antes do uso do software, os estudantes utilizavam tempo excessivo na construção de gráficos em detrimento da análise matemática e eles passaram a questionar aspectos relevantes à aplicabilidade do software em situações problemas. Estes resultados possibilitaram ao professor pesquisador rever sua prática pedagógica. Conclui-se que as tecnologias não são a solução para todos os problemas, ela, sozinha, não destruirá os males da educação matemática e salvará os professores e alunos do perigo de ensinar e aprender.
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