Formação Significativa: reflexões sobre a prática docente na Educação a Distância

Autores

  • Falconiere Leone Bezerra de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
  • Hostina Maria Ferreida do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.25227.379-394

Resumo

O presente Trabalho trata-se de um relato de experiência de um professor do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), na disciplina Filosofia e Educação, do curso de Licenciatura em Computação, no qual foi utilizado como referencial teórico e metodológico os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, desenvolvidos por Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2009). A experiência aponta para a importância dos 3MP na construção do conhecimento significativas dos alunos do NEAD/UFERSA, tomando com ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, o planejamento coletivo da equipe de professores da disciplina. Então, a reflexão sobre a prática docente de professores da Educação a distância (EaD)a partir dos 3MP torna-se essencial para a formação significativa dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) . Pós-graduação, nível especialização,Educação Ambiental e Geografia do Semiárido ministrado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no Campus Santa Cruz - RN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UERN, na área de concentração Formação Docente - Currículo, linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente

Hostina Maria Ferreida do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia (1989) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, abordando principalmente os seguintes temas: o pensamento de Paulo Freire, formação de professores, história de vida, educação popular e educação do campo. Tutora do PET Pedagogia da UERN. Coordenadora da atividade de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular.

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online