Conceitos e Dimensões da Iniciação Científica na Base de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autores

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Simone Lucena Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult). E-mail: <slucen@yahoo.com.br>.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.25563.282-298

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivos apresentar a abrangência e os significados da iniciação científica nas publicações do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com vistas a compreender as tendências e as inter-relações entre iniciação científica e formação na educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que visa corroborar para a delimitação, organização e análise de uma determinada área, sendo possível, inclusive, estabelecer rupturas sociais. Os resultados indicam produções significativas e revelam uma predominância de temas ligados à formação científica, acadêmica e profissional, englobando as teorias que sustentam os processos de ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: Iniciação científica. Conceitos e dimensões. Estado do conhecimento.Capes.

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Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Professora da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora do grupo Universitas/RIES (PUCRS/CNPq). Vice-líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGFOP/Unit) e coordenadora da linha Iniciação à Pesquisa na Educação Superior. E-mail: <nascimentolene@yahoo.com.br>.

Simone Lucena, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult). E-mail: <slucen@yahoo.com.br>.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult). E-mail: <slucen@yahoo.com.br>.

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online