Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

  • Marta Luciane Fischer PUCPR
  • Thiago Rocha Cunha PUCPR
  • Ana Maria Moser PUCPR
  • Ana Laura Furlan Diniz PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28052.128-142

Resumo

Este estudo descritivo e interpretativo visa avaliar a efetividade da disciplina de Bioética ministrada no ensino a distância por meio de metodologias ativas de ensino/aprendizagem. O desempenho de 22 estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade particular foi acompanhado através de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo utilizando o contrato participativo, estudo-dirigido e blog. O método de avaliação foi o posicionamento e complexidade do julgamento de uma situação-problema referente às responsabilidades diante da crise hídrica. Os resultados indicaram efetividade da metodologia, com aprimoramento das argumentações em metade dos alunos e transposição do discurso inicial focado na finitude dos recursos naturais e aumento da tarifa para uma preocupação com o direito das futuras gerações e o sofrimento. O aperfeiçoamento da compreensão ética da questão viabiliza a abordagem adotada, cujo foco interdisciplinar permite sua replicação nas diversas áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, PUCPR

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em ĺEcologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

Thiago Rocha Cunha, PUCPR

Especialista, mestre, doutor e pós-doutor em Bioética pela UNB

Coordenador do Curso de Bioética da PUCPR

Ana Maria Moser, PUCPR

Mestre e Doutora em Psicologia pela USP - docente do Curso de Psicologia PUCPR e pós-doutoranda em Bioética PPGB

Ana Laura Furlan Diniz, PUCPR

Licenciada Ciencias Biologicas PUCPR - Mestranda PPGB - Professora do ensino Básico

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Publicado

2018-08-14