Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28052.128-142Resumo
Este estudo descritivo e interpretativo visa avaliar a efetividade da disciplina de Bioética ministrada no ensino a distância por meio de metodologias ativas de ensino/aprendizagem. O desempenho de 22 estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade particular foi acompanhado através de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo utilizando o contrato participativo, estudo-dirigido e blog. O método de avaliação foi o posicionamento e complexidade do julgamento de uma situação-problema referente às responsabilidades diante da crise hídrica. Os resultados indicaram efetividade da metodologia, com aprimoramento das argumentações em metade dos alunos e transposição do discurso inicial focado na finitude dos recursos naturais e aumento da tarifa para uma preocupação com o direito das futuras gerações e o sofrimento. O aperfeiçoamento da compreensão ética da questão viabiliza a abordagem adotada, cujo foco interdisciplinar permite sua replicação nas diversas áreas do conhecimento.
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