Relato de experiência: a pedagogia do surf na educação básica

Autores

  • Larissa Mamede Araújo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Victor Alexandre Ferreira e Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Natália Cristina de Oliveira Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP) http://orcid.org/0000-0002-0747-9478

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28546.158-163

Resumo

O surf é uma manifestação cultural que promove uma experiência enriquecedora e que se encaixa na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais como uma modalidade esportiva de aventura. Infelizmente, por maior que seja o litoral brasileiro, nem todos possuem acesso a ele, limitando o ensino do surf na educação básica. Essa restrição provoca carência de conteúdos específicos que auxiliem a modalidade como parte do conteúdo curricular e do plano de ensino dos professores de Educação Física. Com base nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo descrever a metodologia de ensino do surf desenvolvida e aplicada por um professor de Educação Física de uma escola litorânea. Através de um relato de experiência realizado por meio de uma entrevista contendo perguntas relacionadas ao seu plano de aula sobre conteúdo de surf no plano de ensino, desenvolvemos uma análise seletiva das respostas mais relevantes. A proposta de ensino dinâmica e acessível, mesmo às escolas com espaços limitados e distantes do litoral, utiliza-se de equipamentos improvisados e embasamento teórico aprofundado, o que oportuniza o desenvolvimento do conteúdo surf em qualquer instituição de ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Mamede Araújo, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Aluna da graduação em Educação Física no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Victor Alexandre Ferreira e Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Aluno da graduação em Educação Física no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Natália Cristina de Oliveira, Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

PhD, Docente do curso de Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Referências

BASE, L.H.; ALVES, M.A.F.; MARTINS, E.O.; COSTA, R.F.. Lesões em surfistas profissionais. Rev. Bras. Med. Esporte, v.13 ,n. 4, p.227-229, 2007.

BRASIL, V.Z.; RAMOS, V.; TERME, A.A. O surf como esporte moderno: uma proposta de taxonomia. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.15, n.145, p.1, 2010.

COSTA, L.P. Meio ambiente e desporto: uma perspectiva internacional. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Portugal: Universidade do Porto, 1997.

GREZZANA, F. Educação, meio ambiente e esporte de aventura na natureza. Coletânia -12 ENAREL (Encontro Nacional de Recreação e Lazer). Balneário Camboriú, Santa Catarina: Roca, 2000.

KORSAKAS, P.; de ROSE JUNIOR, D. Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.1, n. 1, p.83-93, 2002.

RAMOS, V.; BRASIL, V.Z.; GODA, C. O conhecimento pedagógico para o ensino do surf. Revista de Educação Física da UEM, v.24, n.3, p. 381-392, 2013.

SCHWARTZ, G. M. Aventuras na Natureza: Consolidando Significados. São Paulo: Fontoura, 2006.

SOARES, M. T. A Inteligência corporal-cinestésica como manifestação da inteligência humana no comportamento de crianças. 2001. Tese de Doutorado em Educação Física - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SOUZA, P. C. Surf: do desenvolvimento histórico ao profissionalismo. Acta Brasileira do Movimento Humano, v.3, n.3, p.84-98, 2013.

Downloads

Publicado

2018-08-14