Aprendizagem móvel: percepções quanto à utilização por docentes da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Priscila Cabreira de Freitas IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho
  • Nemésio Freitas Duarte Filho IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28568.50-63

Resumo

Novas funcionalidades para dispositivos móveis surgem constantemente, permitindo a execução de uma infinidade de atividades. Neste contexto, criou-se uma nova modalidade de ensino: a aprendizagem móvel. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente, o seu uso pode colaborar para a formação integral do aluno, apresentando potencial para disseminar cultura, educação e preparar para o trabalho. O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores da EPT utilizam (e de que forma) a aprendizagem móvel. Os resultados demonstraram que a maioria dos docentes usa tecnologias móveis para fins educacionais, por iniciativa própria, dentro e fora do horário escolar. Algumas dificuldades foram apresentadas, como acesso à internet e falta de capacitação. Concluiu-se que gradual e informalmente, a aprendizagem móvel está sendo inserida no contexto da EPT. Para melhores resultados, é necessário que a gestão educacional compreenda a aprendizagem móvel como ferramenta estratégica no ensino-aprendizagem, fornecendo infraestrutura adequada e capacitando docentes e discentes.

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Biografia do Autor

Priscila Cabreira de Freitas, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de São Paulo (IFSP). Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa
pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Graduada em Educação Física – Licenciatura
Plena e Bacharelado pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE).
Servidora técnico-administrativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São
Paulo (IFSP). Linha de pesquisa: Aprendizagem Móvel. Contato: pricabreira1@yahoo.com.br

Nemésio Freitas Duarte Filho, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho

Doutor em Ciências (Ciência da Computação) pela Universidade de São Paulo (ICMC - USP).
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Graduado
em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Linha de pesquisa: Aprendizagem Móvel. Contato: nemesio@ifsp.edu.br

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Publicado

2018-08-14