Educação a distância e democratização do ensino superior: discussão à luz do pensamento de Dewey
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28676.64-72Resumo
Os textos de Dewey (1859-1952) apontam que o acesso à educação é uma das formas de tornar o indivíduo capaz de resolver problemas e atingir sua plenitude social. No Brasil, entre os grandes desafios da sociedade atual, está o de possibilitar o acesso ao ensino superior de uma forma mais justa e igualitária. Num cenário de constante mudança e com avanços tecnológicos de magnitudes nunca vistas anteriormente, a educação a distância (EAD) surge como uma possibilidade de acesso à educação. Neste contexto, o objetivo deste texto é discutir se a educação a distância é uma possibilidade de democratização do acesso ao ensino superior tendo o pensamento de John Dewey como referência para o que é democracia e sua influência na educação, na vida das pessoas e na sociedade de uma forma geral. Conclui-se que, dada a realidade e as necessidades do país, pode-se considerar a educação a distância como uma possibilidade real para uma ampla democratização do ensino superior.
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