Educação a distância e democratização do ensino superior: discussão à luz do pensamento de Dewey

Autores

  • Wanderson Gomes de Souza Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. http://orcid.org/0000-0001-8678-1386
  • Celso Augusto dos Santos Gomes Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Simone de Paula Teodoro Moreira Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28676.64-72

Resumo

Os textos de Dewey (1859-1952) apontam que o acesso à educação é uma das formas de tornar o indivíduo capaz de resolver problemas e atingir sua plenitude social. No Brasil, entre os grandes desafios da sociedade atual, está o de possibilitar o acesso ao ensino superior de uma forma mais justa e igualitária. Num cenário de constante mudança e com avanços tecnológicos de magnitudes nunca vistas anteriormente, a educação a distância (EAD) surge como uma possibilidade de acesso à educação. Neste contexto, o objetivo deste texto é discutir se a educação a distância é uma possibilidade de democratização do acesso ao ensino superior tendo o pensamento de John Dewey como referência para o que é democracia e sua influência na educação, na vida das pessoas e na sociedade de uma forma geral. Conclui-se que, dada a realidade e as necessidades do país, pode-se considerar a educação a distância como uma possibilidade real para uma ampla democratização do ensino superior.

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Biografia do Autor

Wanderson Gomes de Souza, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade José do Rosário Vellano (1992), em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano (1993), em Administração pela Universidade Vale do Rio Verde (2000). É Mestre em Administração pela Universidade Vale do Rio Verde (2002) e Doutor em Educação pela UNIMEP de Piracicaba (2016). Professor do UNIS-MG. 

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Doutorado em Educação pela UNIMEP, mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Especialista em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Professor do UNIS-MG.

Simone de Paula Teodoro Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Graduada em Matemática, mestre em TIC na Formação Docente em EaD e doutora em Educação. Professora do UNIS-MG.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor do UNIS-MG.

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Publicado

2018-08-14