INDICADORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: IMPACTOS ACADÊMICOS, PEDAGÓGICOS E SÓCIO-ECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11875.%25pResumo
O estudo investiga a educação a distância (EAD) como cenário de desenvolvimento acadêmico e inovação no ensino superior. Analisa o processo de criação, implementação e institucionalização da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas universidades públicas brasileiras. A UAB é uma política brasileira de expansão da educação superior: objetivos, metas, ações formativas e abrangência. A metodologia envolveu estudo de caso do impacto desta política pública de EAD na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição ofertante de cursos de graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação a distância da UAB. Envolveu também estudo bibliográfico documental nos documentos da criação da UAB, relatórios dos cursos e bolsas da UFAL e coleta de dados através de entrevistas e questionários eletrônicos junto aos coordenadores, professores e tutores para análise dos indicadores pedagógicos, sócio-econômicos e educacionais: cursos ofertados e em oferta; número de alunos ingressantes/matriculados; evolução da oferta nos cursos de graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação; impactos econômico do sistema de bolsas; número de disciplinas ofertadas; número de cursos/unidades acadêmicas envolvidas; impactos das ações da EAD no ensino presencial. Os resultados mostram indicadores da EAD no contexto da UAB em Alagoas, oferecendo subsídios para análise dos indicadores dos impactos acadêmicos, pedagógicos e sócio-econômicos.
Palavras-chave: Educação à distância. Universidade Aberta do Brasil. Indicadores/critérios de qualidade.