A APROPRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INTERFACES DA WEB POR PROFESSORES DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11877.%25pResumo
Este estudo discute como o professor de graduação presencial se apropria e utiliza as interfaces da web para ampliar os espaços de formação. Para isso é necessário que professor participe de formações continuadas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades que permitam a produção de material didático para ambientes online. Descreve o processo de construção do material didático para ambientes de ensino e aprendizagem online e analisa as formas de como esse material didático foi elaborado. A base teórica do estudo se baseou nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (2007) e nos conceitos de texto e interação (POSSARI; NEDER, 2009). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, envolvendo as disciplinas atendidas pelo Edital 15/2010-UFAL, das quais, seis foram objeto de análise, sendo duas de cada área do conhecimento (humanas, exatas, saúde). A coleta de dados se deu a partir da análise dos materiais didáticos elaborados. Observou-se que a formação, para elaboração de material didático em ambientes online, priorizou a utilização de recursos midiáticos. Os resultados demonstraram que o professor cursista conheceu o AVA Moodle e suas interfaces de comunicação, utilizou os recursos midiáticos e estratégias de aprendizagem e elaborou proposta didático-pedagógica para área de conhecimento específico. Novas pesquisas devem explorar mais a temática a fim de permitir uma produção de material didático, para ambientes online, que sejam pertinentes e adequados.
Palavras-chaves: Formação Docente. Mídias. AVA.