A PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS FÓRUNS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EAD

Autores

  • Balbino Vargas Guisso Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Fabio Scaramussa F Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Leomar Scaramussa L Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria Regina Fardim Tristão Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Paulo Roberto Belotti Vargas Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11878.%25p

Resumo

A educação à distância nas últimas décadas desponta novos cenários de democratização do acesso ao aprendizado para atendimento da grande massa de educandos. Este artigo apresenta inicialmente um histórico desta modalidade no Brasil e no mundo, discutindo fundamentações sobre educação à distância, suas possibilidades e importância no contexto atual da educação. São apresentadas fundamentações sobre objetos de aprendizagem, especificamente o fórum e suas contribuições na perspectiva dialógica no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolveu-se um protótipo de um Fórum, propondo a 12 alunos participantes dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil dos municípios de Afonso Cláudio, Castelo, Iúna e Vargem Alta, interações e diálogos como validação da proposta da pesquisa, caracterizado sobre a possibilidade desse Objeto de Aprendizagem construir, de forma coletiva e interativa, o saber.

Palavras-chaves: Fórum. Educação à Distância. Aprendizagem Colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-01