TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11879.%25pResumo
Neste trabalho examinamos os discursos para a incorporação das tecnologias da informação e comunicação aos processos pedagógicos, presentes nas formulações das políticas educacionais direcionadas a formação de professores do Ensino Básico. Destacamos os modos pelos quais são expressas propostas de formação e trabalho docente e as implicações que essas redefinições trazem para a docência. Examinamos o Programa Um computador por aluno, na sua primeira fase, e nosso interesse recai sobre um de seus pilares: a formação do professor e de “alunos monitores”. As políticas de formação de professores têm assumido configurações em que os projetos são centrados, de um lado, a distribuição de artefatos tecnológicos (laptops e desktops) para elevar a qualidade da educação pública, e, de outro, na oferta de capacitação/qualificação docente. Assumimos como suporte teórico metodológico a análise crítica do discurso, nos termos em que formulada por Fairclough (2001), ao investigar a concepção político-ideológica presente nos discursos oficiais.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação de professores. Análise crítica do discurso. PROUCA.