PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR: ESTRATÉGIAS APLICADAS AO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Maria José de Resende Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Jonathan Toczek Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Edna Graça Scopel Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11880.%25p

Resumo

O texto discute, sob a forma de um relato reflexivo, a experiência do trabalho docente realizada na disciplina Observação e Reflexão do Trabalho Escolar, no Curso de Licenciatura de Informática a distância, do Instituto Federal do Espírito Santo. Buscamos contextualizar o referido curso, sua metodologia de trabalho e a dinâmica do planejamento da disciplina de teor prático – Observação e Reflexão do Trabalho Escolar, evidenciando seu processo de construção no ambiente virtual e analisando a avaliação feita pelos alunos. A discussão teórica relaciona Formação de professores, a modalidade EAD e o trabalho docente. Apresentamos uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Foram utilizadas para a construção dos dados, as informações do Sistema Acadêmico, o material didático-pedagógico, impresso e virtual, da disciplina, o projeto político pedagógico do curso e as postagens dos alunos nas atividades de avaliação da disciplina no ambiente Moodle no período de 2011. Os dados apontam a aprovação dos alunos em relação ao planejamento e a dinâmica da disciplina. Consideramos que a investigação pode contribuir para a reflexão do trabalho docente e a reelaboração dos cursos de licenciatura da instituição.

Palavras-chave: Licenciatura de Informática a distância. Trabalho docente.  Prática.

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Publicado

2012-08-01