CANTORIA DE VIOLA NORDESTINA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO RÁDIO ESCOLA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO.
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11881.%25pResumo
Neste trabalho, busco realizar uma análise de conteúdo do Programa Rádio Escola a partir de dois materiais radiofônicos intitulados: Tirando Versos da Imaginação – a cantoria de viola nordestina na educação. Objetivo perceber se estes materiais apresentam-se como de auxílio didático pedagógico na alfabetização de jovens e adultos, ao fazerem uso da cantoria de viola nordestina como mote de aprendizagem aproximando-se, assim, da realidade de vida dos alfabetizantes, homens e mulheres nordestinos. A pesquisa é didático descritiva. A categoria da pesquisa é a música na educação e os conceitos utilizados são o rádio-escola como recurso didático pedagógico e a alfabetização de jovens e adultos. Enfoco a importância da linguagem oral e sua utilização pedagógica da produção radiofônica. Na fundamentação teórica, busco principal respaldo em Paulo Freire, a metodologia incluiu a análise de conteúdo dos dois materiais radiofônicos citados em uma percepção das suas possibilidades para a alfabetização de jovens e adultos. Espera-se que essa discussão venha contribuir para o conhecimento das possibilidades didático pedagógicas do rádio enquanto promotor da comunicação e importante recurso midiático na escola. Uma das conclusões extraídas é que o rádio tem potencial educativo e atende as novas exigências educacionais, pois sua linguagem é apropriada e desenvolve construções imagéticas que promovem o aprendizado, além do acesso a esse recurso ser facilitado.
Palavras-chave: Rádio - Escola. Alfabetização de Jovens e Adultos. Mídia-Educação.