A IDENTIDADE DO PROFESSOR TUTOR

Autores

  • Anne Caroline Campos Muniz Universidade Tiradentes - UNIT
  • Antônio Heribaldo Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1884.23-37

Resumo

Este estudo objetiva destacar a ação tutorial do professor quando desempenhando suas funções na Educação a Distância - EAD, explicitando as competências e atribuições que lhes são necessárias. Aqui citaremos parte de estudos teóricos já existentes delineando embasamentos teóricos sobre a profissão de tutor, inserido num plano de educação continuada, destacando as habilidades e formação dos tutores, analisando suas particularidades e implicações, apontando possibilidades, no desenvolvimento dos acadêmicos de um modo geral e com bastante ênfase frente a estes que iniciam sua vida acadêmica nas diversas instituições de ensino superior à distância. No desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método bibliográfico do tipo explicativo, fazendo uso do estudo empírico, com abordagem qualitativa. O estudo demonstra a importância de pesquisar a identidade do professor tutor na modalidade EAD, a fim de destacar a formação intelectual e social desse profissional atuante no cenário educacional em constante crescimento no país.

 

Palavras-chave: Professor-Tutor. Identidade. Competências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Caroline Campos Muniz, Universidade Tiradentes - UNIT

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe, Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes. Atualmente exercendo função de professora Tutora da UNIT. Com um perfil dinâmico, comunicativo e de fácil adaptação nas relações e no ambiente profissional.

Antônio Heribaldo Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1979) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tiradentes (2002). Atualmente é professor Tutor do curso Bacharelado em Administração de Empresas e do curso Tecnológico em Gestão Pública do Nead da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2013-08-30