O design instrucional aplicado a infográficos em atividade educacional multimídia no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28857.143-157

Resumo

Este artigo de pesquisa tem por objetivo geral analisar a aplicação de princípios do Design Instrucional em infográficos a partir de uma atividade de estudo no ambiente virtual de aprendizagem de um curso superior presencial de Comunicação. Como objetivos específicos pretende-se: descrever os infográficos criados por estudantes em termos de classificação e funcionalidade; refletir sobre o Design Instrucional aplicado a infográficos e sua utilização como recurso didático multimodal. A metodologia da pesquisa é qualitativa e descritiva, com a análise de oito infográficos produzidos pelos estudantes em uma atividade educacional. Constatou-se que o uso do infográfico na elaboração de conteúdos e atividades requer noções de planejamento visual e habilidades de síntese e representação. Salienta-se que os infográficos cujas funções comunicacionais não se restringiram à função decorativa (estética) ativam, potencialmente, a capacidade de memória de trabalho do estudante, pois agregam significados por meio de dois sistemas de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Artes Visuais/Desenho e Plástica (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Graduação em Design/Comunicação Visual (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestrado em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Atua como docente permanente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Mestrado (PPGART).

Referências

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DESIGN INSTRUCIONAL. Disponível em: < www.Designinstrucional.com.br>. Acesso em: 20 dez. 2017.

DIONÍSIO, Angela Paiva. 2006. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v.17, n.2, p. 421-431, 2010. Disponível em: <http://www.maiza.com.br/adm/docencia/73.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008.

KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual Design. 2.ed. London/New York: Routledge, 2006.

MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 12., 2007, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Intercom, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0586-1.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.

PETERS, Dorian. Interface Design for Learning: Design Strategies for Learning Experiences. San Francisco, CA: New Riders, 2014. Disponível em: <http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780321903044/samplepages/0321903048.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2017.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gilberto. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática, 2002.

REISER, Robert A. A History of Instructional Design and Technology. ETR&D, Vol. 49, No. 2, p. 57–67, 2001. Disponível em: <http://www.speakeasyDesigns.com/SDSU/student/SAGE/compsprep/History_of_Instructional_Design.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-14