DOCÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM INTERAÇÃO COM OBJETOS TÉCNICOS
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1892.5-22Resumo
Foi investigado como um grupo de 15 professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Mossoró (RN) experimentou processos de produção do conhecimento sobre tecnologias em um percurso onde foram convidados a uma reflexão sobre como as tecnologias digitais configuram modos de viver e de conhecer. A análise da experiência contou com o aporte teórico de Gilbert Simondon, Humberto Maturana e Francisco Varela, dentre outros que discutem a relação humano-máquina e os processos de conhecimento. Enquanto pesquisa intervenção, foi organizada a partir de oficinas propostas em que os professores interagiram com objetos técnicos, realizaram diferentes produções relacionadas às suas demandas singulares e às atividades pedagógicas e, ao mesmo tempo, encontraram espaços de escrita digital para conversar sobre a experiência. Como resultados, consideramos que o encontro de professores com tecnologias digitais em uma proposição onde podem conversar sobre a experiência em rede favoreceu práticas de exercício de autoria e mudanças na forma de conceber a presença das tecnologias nos fazeres pedagógicos.
Palavras-chave: Tecnologia. Objetos técnicos. Percurso de professores.