Iniciação científica a distância:o WhatsApp como ferramenta para mediação
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.29081.92-100Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a viabilidade do uso de aplicativos de comunicação instantânea, como o WhatsApp, no processo de execução de práticas de Iniciação Científica (IC) mediadas pelas tecnologias. Trata-se da exposição de um breve recorte das atividades de um projeto de IC, desenvolvido com alunos de um curso de Letras, na modalidade da Educação a Distância (EaD), com ênfase nos recursos empregados no processo de mediação. Sob um aporte teórico ligado à investigação dos letramentos (DUDENEY et al., 2016), à exploração das intersecções entre ensino e tecnologia (MORAN, 2010; KENSKI, 2012) e à relevância da IC no país (BRIDI, 2015), procedeu-se a uma abordagem qualitativa, a partir da análise das enunciações dos sujeitos envolvidos (em especial, alunos de IC e seus orientadores) registradas em conversas empreendidas no WhatsApp. Os resultados apontaram que o uso do aplicativo como suporte às tradicionais ferramentas do AVA (fórum, chat, e-mail, etc.) facilitou o processo de orientação e possibilitou uma maior adesão dos participantes do projeto, no que diz respeito à interação e à eficácia na resolução de dúvidas, bem como na condução das atividades.
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