Iniciação científica a distância:o WhatsApp como ferramenta para mediação

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR
  • Antonio Lemes Guerra Junior UNOPAR
  • Juliana Fogaça Sanches Simm UNOPAR/PPGEL-UEL.
  • Maria Gorett Freire Vitiello UNOPAR/PPGENS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.29081.92-100

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a viabilidade do uso de aplicativos de comunicação instantânea, como o WhatsApp, no processo de execução de práticas de Iniciação Científica (IC) mediadas pelas tecnologias. Trata-se da exposição de um breve recorte das atividades de um projeto de IC, desenvolvido com alunos de um curso de Letras, na modalidade da Educação a Distância (EaD), com ênfase nos recursos empregados no processo de mediação. Sob um aporte teórico ligado à investigação dos letramentos (DUDENEY et al., 2016), à exploração das intersecções entre ensino e tecnologia (MORAN, 2010; KENSKI, 2012) e à relevância da IC no país (BRIDI, 2015), procedeu-se a uma abordagem qualitativa, a partir da análise das enunciações dos sujeitos envolvidos (em especial, alunos de IC e seus orientadores) registradas em conversas empreendidas no WhatsApp. Os resultados apontaram que o uso do aplicativo como suporte às tradicionais ferramentas do AVA (fórum, chat, e-mail, etc.) facilitou o processo de orientação e possibilitou uma maior adesão dos participantes do projeto, no que diz respeito à interação e à eficácia na resolução de dúvidas, bem como na condução das atividades.

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Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na educação básica, na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia, análise linguística, gêneros discursivos e plano de trabalho docente . Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "A Formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia"/FUNADESP, "A formação no curso de Letras, na modalidade EAD, para o uso das tecnologias no ensino", ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino"/UNOPAR/IC-CNPq) e "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola"/UNOPAR/IC-FUNADESP.

Antonio Lemes Guerra Junior, UNOPAR

Doutor em Estudos da Linguagem (2015), Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e Graduado em Letras Anglo-portuguesas (2008), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é Professor Titular (nível I) na Unopar, atuando também como professor da educação básica, na rede privada de ensino. Desenvolveu estudos acerca dos processos de marginalização da publicidade, com ênfase na efetividade argumentativa de manifestações publicitárias que circulam à margem das grandes mídias. Além disso, tem interesse nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados à área.

Juliana Fogaça Sanches Simm, UNOPAR/PPGEL-UEL.

Doutora em Estudos da Linguagem (2017), Mestre em Estudos da Linguagem (2009), Especialista em Língua Portuguesa (2003) e Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (2002), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é professora adjunta na Unopar, atuando também como professora da educação básica, na rede estadual de ensino. Desenvolve estudos na área das Tradições Discursivas e da Variação Linguística, além de se interessar nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados a essas áreas.

Maria Gorett Freire Vitiello, UNOPAR/PPGENS

Mestranda no Programa de Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Pós-graduada (Lato Sensu) em Direito de Família à Luz da Responsabilidade Civil pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2011). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Pesquisadora em Projetos de Pesquisa/Extensão no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL. (Segmento: Violência Contra a Criança e o Adolescente/Políticas Sociais). Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-08-14