Interculturalidade e a formação de professores: reflexões a partir dos documentos que orientam as políticas públicas de ensino para a formação de professores da Educação Básica

Autores

  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cleonice Marçal Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Maria Laura de Oliveira Machado Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.29115.113-127

Resumo

A instauração de uma educação que privilegie a interculturalidade e a alteridade tem sido defendida na literatura. Ela solicita, entretanto, a superação de compreensões que tomem a interculturalidade na escola pautada na mera informação. Para tanto, um dos aspectos preponderantes é a reflexão acerca dos documentos que orientam as ações que são desenvolvidas pelos professores nas salas de aula de todo o país. Nesse artigo explicitamos as compreensões que emergiram quando interrogamos: O que se mostra sobre a interculturalidade nos documentos que orientam as políticas públicas de ensino para a formação de professores da Educação Básica? Estabelecida a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da análise de conteúdo, essa interrogação nos levou ao levantamento de 18 documentos, entre diretrizes, resoluções e pareceres disponibilizados pelo Ministério da Educação Brasileiro. Esses documentos foram categorizados e analisados com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelaram que a discussão sobre a interculturalidade no contexto da formação de professores, ainda tem se mostrado limitada a cultura indígena e afro e mesmo havendo o incentivo para adoção de práticas pedagógicas que favoreçam a valorização da diversidade cultural na escola, são ínfimas as sugestões de encaminhamentos que permitam essa adoção.

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Biografia do Autor

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorada em Educação em Ciências e Educação Matemática pela UNiversidade Estadual do Oeste do Paraná.  Mestre em Ensino pela mesma instituição. Professora da Secretaria de Estado e Educação do Paraná e do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu.

Cleonice Marçal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Possui graduação em Letras/Português (1995), Pedagogia (2016) e Mestrado em Ensino (2017) na linha Linguagens e Tecnologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu.Professora da Secretaria municipal de educação de Foz do Iguaçu.

Maria Laura de Oliveira Machado, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui graduação em Artes pela União Educacional de Cascavel (2016). Atualmente é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, e acadêmica no curso de História - Licenciatura, pela Universidade Federal da Integração Latino-American.

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Publicado

2018-08-14