A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ONLINE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Carla Monteiro Silva Escola Básica Gomes Teixeira
  • José António Marques Moreira Universidade Aberta, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1921.68-86

Resumo

Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.

Palavras-chave: competências de aprendizagem. Percepção de aprendizagem. Ambientes online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Monteiro Silva, Escola Básica Gomes Teixeira

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Professora do 2.º Ciclo de Matemática e Ciências da Natureza no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique.

José António Marques Moreira, Universidade Aberta, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.

Investigador no Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (Le@d) da Universidade Aberta e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2013-08-30