A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática

Autores

  • Karen Schmidt Lotthammer Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina- Campus Araranguá http://orcid.org/0000-0001-6968-0655
  • Juarez Bento da Silva Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá http://orcid.org/0000-0002-5604-0576
  • Hélio Aisenberg Ferenhof Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá http://orcid.org/0000-0001-5167-0838

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.29349.7-23

Resumo

Com a disseminação das tecnologias da informação e comunicação na educação, cresceu exponencialmente a criação e disponibilização de cursos online. A partir da popularização destes cursos, observou-se também a grande evasão dos participantes, resultando em baixos números de concluintes. Em vista disso, este trabalho visa analisar a importância do desenho instrucional para o engajamento de alunos em cursos online. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática com base no modelo SSF (Systematic Search Flow). A revisão resultou na identificação de metodologias de ensino aprendizagem voltadas para elaboração de cursos online, nos públicos-alvo os quais os cursos estão endereçados e os principais recursos utilizados para promover a interação e engajar os alunos em seus estudos. Conclui-se que o desenho instrucional possui grande importância para a eficiência dos cursos, pois permite o planejamento de um curso e seleção dos recursos mais apropriados de acordo com o público alvo.

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Biografia do Autor

Karen Schmidt Lotthammer, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina- Campus Araranguá

Mestranda em Tecnologias Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Araranguá. Cursa Pós-Graduação em Design Instrucional pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (IBDIN). É bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação também pela UFSC e desde 2015 atua em pesquisa e extensão no Laboratório de Experimentação Remota - RExLab, nas áreas: tecnologias educacionais, experimentação remota, capacitação docente para integração de tecnologias na educação, ambientes virtuais de aprendizagem e MOOCs.

Juarez Bento da Silva, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como docente nos cursos de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação e também no Programa de Pós-Graduação em TIC. Tem experiência nas áreas de Computação e TIC, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação remota, e-learning, mre-learning, m-learning, mundos virtuais 3D, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, embedded servers e integração de tecnologias em disciplinas da Educação Básica na rede pública de ensino. Está vinculado aos grupos de pesquisas: Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e Grupo de Pesquisa Tecnologia, Gestão e Inovação

Hélio Aisenberg Ferenhof, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Univesidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) - UFSC Araranguá. Doutor em Engenharia de Produção - PPGEP - UFSC (2015). Especialista em Didática da Educação Superiror - SENAC/SC (2012). Mestre em Gestão do Conhecimento - PPGEGC - UFSC (2011). MBA E-Bussiness - FGV-RJ (2001). Bacharel em Ciência da Computação - Universidade Estácio de Sá - RJ (1999). Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Serviços, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Produtos, Segurança da Informação. Pesquisador do GEPPS (Grupo de Engenharia de Produtos, Processos e Serviços) da Universidade Federal de Santa Catarina Pesquisador Associado do KIM (Knowledge and Innovation Management) grupo de pesquisa da University of Skövde (www.his.se) Membro do ICAA - Associação para acreditação do capital intelectual. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação, Conhecimento em Risco, Gestão do Conhecimento, Gestão/Desenvolvimento de Serviços, Gestão/Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Stakeholders, Governança de TI. Profissional capacitado a desenvolver e acompanhar projetos, desde a criação do modelo de negócio até a implantação.

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Publicado

2018-08-14