O filme “O espanta tubarões” e o debate sobre diversidade sexual e de gênero na escola
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.19374.86-94Resumo
Esse estudo investiga as potencialidades do filme de animação “O Espanta Tubarões” para a problematização de questões de gênero e sexualidade junto ao público adolescente. Os objetivos foram: explorar o cinema de animação com vistas à identificação de cenas que contribuíssem para a problematização de questões de gênero e sexualidade; debater sobre esse filme junto aos adolescentes do ensino médio de uma escola pública alagoana; apontar as potencialidades desse filme para a problematização de questões de gênero e sexualidade na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiada nos fundamentos teóricos da etnografia de tela e da pesquisa participante. Foi promovida a exibição do filme de animação “O Espanta Tubarões” junto a um público de 38 estudantes do ensino médio de uma escola pública alagoana e posteriormente foi aplicado um questionário junto a esses sujeitos. Os dados coletados por meio do questionário, foram submetidos à Análise Textual Discursiva e a partir disso emergiram as seguintes categorias: a) Uma identidade única para todos os tubarões machos; b) A diversidade na sociedade; c) O gênero como uma questão de escolha; d) A aceitação; e) Família e diversidade; f) Um final alternativo para o filme. Constamos que o filme de animação “O Espanta Tubarões” é um recurso que favorece a problematização de questões relacionadas a identidade e à expressão de gênero; padrões de comportamento socialmente construídos/aceitos; a relação entre família e diversidade de gênero bem como machismo, sexismo e LGBTfobia.
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