O filme “O espanta tubarões” e o debate sobre diversidade sexual e de gênero na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.19374.86-94

Resumo

Esse estudo investiga as potencialidades do filme de animação “O Espanta Tubarões” para a problematização de questões de gênero e sexualidade junto ao público adolescente. Os objetivos foram: explorar o cinema de animação com vistas à identificação de cenas que contribuíssem para a problematização de questões de gênero e sexualidade; debater sobre esse filme junto aos adolescentes do ensino médio de uma escola pública alagoana; apontar as potencialidades desse filme para a problematização de questões de gênero e sexualidade na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiada nos fundamentos teóricos da etnografia de tela e da pesquisa participante. Foi promovida a exibição do filme de animação “O Espanta Tubarões” junto a um público de 38 estudantes do ensino médio de uma escola pública alagoana e posteriormente foi aplicado um questionário junto a esses sujeitos. Os dados coletados por meio do questionário, foram submetidos à Análise Textual Discursiva e a partir disso emergiram as seguintes categorias: a) Uma identidade única para todos os tubarões machos; b) A diversidade na sociedade; c) O gênero como uma questão de escolha; d) A aceitação; e) Família e diversidade; f) Um final alternativo para o filme. Constamos que o filme de animação “O Espanta Tubarões” é um recurso que favorece a problematização de questões relacionadas a identidade e à expressão de gênero; padrões de comportamento socialmente construídos/aceitos; a relação entre família e diversidade de gênero bem como machismo, sexismo e LGBTfobia.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física, Especialista em Mídias na Educação, Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Marina Sales de Magalhães, Universidade Federal de Alagoas

Aluna do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas e membro do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade (GEEMTS).

Suzi Alves da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas. Professora da Educação Básica (séries iniciais) na rede pública mun icipal de  Lagoa da Canoa - AL. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

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Publicado

2019-04-09