Redes sociais e educação profissional: direcionamentos e percepções

Autores

  • Danilo Fischer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho
  • Nemésio Freitas Duarte Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.19565.137-150

Resumo

Nos últimos anos, as Tecnologias da Informação e Comunicação vem impactando toda sociedade, inclusive a educação. Em relação à educação profissional, as redes sociais podem ser um recurso capaz de contribuir com o ensino, na perspectiva de formação integral dos sujeitos, gerando maior motivação e uma aprendizagem mais colaborativa e significativa. Muitos docentes não utilizam as redes sociais como recurso didático devido à falta de incentivos, definições pedagógicas, entre outros fatores. Neste contexto, o objetivo desse artigo é apresentar direcionamentos e diretrizes sobre o uso das funcionalidades das redes sociais em relação a alguns conceitos que embasam a perspectiva marxista de educação profissional e, em complementação, analisar dados referentes a um questionário online aplicado a docentes sobre o uso e as percepções dos mesmos em relação às redes sociais, sobretudo no contexto da educação profissional. Os resultados mostraram que a maioria dos professores utilizam as redes socais em suas vidas particulares e consideram que elas podem favorecer o ensino-aprendizagem, mas que as mesmas precisam ser mais exploradas. Conclui-se que os desafios são transponíveis, mas demandam apoio e oferta de infraestrutura por parte da instituição, além de estímulo aos docentes para desenvolverem estratégias de utilização das redes sociais.  

Palavras-chave: Redes Sociais. Educação Profissional. Diretrizes

 

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Biografia do Autor

Danilo Fischer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho

Danilo Fischer, 25 anos. Graduado em História pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, Especialista em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação  São Luís de Jaboticabal  e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de São Paulo - campus Sertãozinho. É professor efetivo de Educação Básica no Estado de São Paulo, lecionando a Disciplina de História. Atualmente, pesquisa sobre redes sociais e narrativas digitais no ensino, dentro do contexto do Ensino Médio Integrado.

Nemésio Freitas Duarte Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Doutor em Ciência (Ciência da Computação) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) em 2016, com ênfase em Aprendizagem Móvel. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004-2008), possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009-2011), em convênio com o mestrado interinstitucional (MINTER) com a Universidade Federal de Lavras ? UFLA. Atualmente é Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São João da Boa Vista. É Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software; Informática na Educação; Aprendizagem Móvel; Objetos Educacionais.

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Publicado

2019-04-09