EFETIVIDADE DO USO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 EM AVA: COLABORAÇÃO, AUTONOMIA E AUTORIA DO ALUNO

Autores

  • Hurika Fernandes Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1964.114-140

Resumo

Apesar de fazer parte, na Era Digital, de um importante elemento para o aprendizado e a colaboração, o contexto atual de ensino e aprendizagem dos ambientes virtuais de aprendizagem se configura como um ambiente engessado, de percursos pré-definidos, dificultando a autonomia, autoria e aproveitamento levando a ausência ou pouco aproveitamento dos alunos nestes ambientes. Essa pesquisa tem como objetivo central analisar os ambientes virtuais de aprendizagem MOODLE e MOOC e a efetividade do uso pedagógico de ferramentas integradas da web 2.0 e seu impacto na colaboração, autonomia e autoria do aluno. Foram analisados dois cursos, um em uma Universidade de Recife e outro ofertado no ambiente MOOC, onde a diversidade de sujeitos é tão grande quanto a sua abrangência. Fizemos a nossa observação através da coleta de dados nos próprios ambientes através da etnografia virtual, e analisamos os dados através da Análise de Conteúdo. Os nossos resultados indicam que os ambientes virtuais fechados não favorecem o desenvolvimento da autoria, autonomia e colaboração entre os alunos.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ambiente Pessoal de Aprendizagem. Colaboração.

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Biografia do Autor

Hurika Fernandes Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em pegadogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora tutora - Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância.

Ana Beatriz Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Professora (Adjunto II) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a distância, redes sociais, estudos culturais, cultura digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores.

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Publicado

2013-08-30