EFETIVIDADE DO USO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 EM AVA: COLABORAÇÃO, AUTONOMIA E AUTORIA DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1964.114-140Resumo
Apesar de fazer parte, na Era Digital, de um importante elemento para o aprendizado e a colaboração, o contexto atual de ensino e aprendizagem dos ambientes virtuais de aprendizagem se configura como um ambiente engessado, de percursos pré-definidos, dificultando a autonomia, autoria e aproveitamento levando a ausência ou pouco aproveitamento dos alunos nestes ambientes. Essa pesquisa tem como objetivo central analisar os ambientes virtuais de aprendizagem MOODLE e MOOC e a efetividade do uso pedagógico de ferramentas integradas da web 2.0 e seu impacto na colaboração, autonomia e autoria do aluno. Foram analisados dois cursos, um em uma Universidade de Recife e outro ofertado no ambiente MOOC, onde a diversidade de sujeitos é tão grande quanto a sua abrangência. Fizemos a nossa observação através da coleta de dados nos próprios ambientes através da etnografia virtual, e analisamos os dados através da Análise de Conteúdo. Os nossos resultados indicam que os ambientes virtuais fechados não favorecem o desenvolvimento da autoria, autonomia e colaboração entre os alunos.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ambiente Pessoal de Aprendizagem. Colaboração.