Aplicação do método de análise em rede na instalação de polos de educação a distância na região Serrana fluminense

Autores

  • Fabrício Martins Carvalho da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.19664.28-43

Resumo

O polo de apoio presencial como uma extensão da universidade representa um papel fundamental para oferta de cursos de educação a distância no Brasil, sua localização tem grande importância para permanência dos estudantes em um curso a distância. Este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de apoio multicritério a decisão para escolha de um município na região Serrana do estado do Rio de Janeiro para instalação de um polo de apoio presencial para cursos de educação a distância, que permita ampliar a oferta de educação pública superior a todos os municípios desta região, diminuindo, dessa forma, a evasão escolar. Para tal, foi utilizado o método de análise em rede, Analytic Network Process (ANP). O modelo foi aplicado em um cenário composto por três municípios, onde não existem polos de apoio presencial do Consórcio CEDERJ, são eles, Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras. Os resultados apontaram que o critério mais importante, com 35,90%, foi domicílio com acesso a internet, comprovando a importância desta ferramenta para cursos a distância, assim como, o município de Bom Jardim foi selecionado, com 41,25%, para receber um polo de apoio presencial para cursos de educação a distância do Consórcio CEDERJ.

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Biografia do Autor

Fabrício Martins Carvalho da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PPGA-UFF-VR

Júlio Cesar Andrade de Abreu, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia; Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense; Atua na área de pesquisa, extensão e desenvolvimento com os seguintes temas: Administração Pública e Gestão Social, Planejamento Governamental, Democracia Participativa, Democracia Digital, Tecnologias Sociais, Economia Solidária, Redes Sociais e Participação Popular.

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Publicado

2019-04-09