AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Elainy Mary Oliveira dos Anjos SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE (SEED) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED)
  • Lívia Beatriz da Conceição Departamento de Educação CCEAD/ PUC-Rio
  • Ozéas Péricles Silva Damasceno Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1999.87-99

Resumo

A utilização dos recursos tecnológicos vem ocupando cada vez mais espaço nos diversos setores da sociedade e a escola precisa inserir-se nesse contexto proporcionando aos alunos e professores o acesso as novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas diversificadas, ao acesso dos alunos a informação, bem como a ajudá-los a compreender como utilizar as novas tecnologias na busca de novos saberes tornando-os cidadãos capazes de utilizar esses recursos e refletir sobre a sua utilização e as consequentes contribuições para a sua formação. Nesse contexto o papel do professor e da escola é fundamental por se tratar de um ambiente que proporciona um saber sistematizado e que deve adotar práticas condizentes com a realidade e os anseios da Sociedade da Informação na qual está inserida.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Trabalho docente. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elainy Mary Oliveira dos Anjos, SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE (SEED) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo no ano de 2001 e Pós-graduada em Educação e Gestão pela mesma Instituição, no ano de 2009. Leciona desde 1998 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e atualmente exerce o cargo de Professora articuladora do Laboratório de Tecnologia Educacional do Colégio Estadual Leandro Maciel, escola da rede estadual no estado de Sergipe.

Lívia Beatriz da Conceição, Departamento de Educação CCEAD/ PUC-Rio

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império; Formação do Estado Imperial; Biografia e História; micro-história; e Instrução Pública Imperial.

Ozéas Péricles Silva Damasceno, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade José Augusto Vieira (2008). Especialista em Docência e Tutoria a Distância pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é editor do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista EDaPECI vinculada à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de ensino da Geografia aplicada ao Nível Médio, com ênfase em Licenciatura em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura e TIC, ensino-aprendizagem da Geografia, Docência e Tutoria a Distância, oficina de mídias e cloud computing plicadas à educação, métodos aplicados nos vestibulares.

Downloads

Publicado

2013-04-30