Chamada para Dossiê - Perspectivas críticas de abordagem da Publicidade - A embalagem do Sistema 40 anos depois
Publicado há quarenta anos, o livro A embalagem do Sistema, de Maria Arminda do Nascimento Arruda (1985), foi precursor ao oferecer uma chave analítica de extração crítica para refletir sobre a publicidade no contexto social brasileiro, em uma perspectiva sociológica. Nesse mesmo período, a publicidade brasileira se consolidou enquanto campo relativamente autônomo de atividade, ao passo que o conhecimento científico sobre ela adquiriu envergadura, espaços de discussão e legitimidade epistemológica, configurando um lugar próprio de problematizações sobre os processos de produção, circulação, recepção e consumos, em chave macro e microestrutural. De lá para cá, outras vertentes críticas se debruçaram sobre a publicidade, inclusive a Economia Política da Comunicação. Este Dossiê propõe um espaço de reflexão sobre os estudos críticos acerca da publicidade na atualidade. Tomando a publicação de A embalagem do Sistema como um marco, estimula pesquisadores e pesquisadoras a apresentarem abordagens teóricas, observações empíricas, discussões epistemológicas que tematizam vertentes críticas de estudos sobre a Publicidade no Brasil. O dossiê será coordenado pelas professoras Glícia Maria Pontes Bezerra (UFC) e Laura Wottrich (UFSM/UFRGS). Textos devem ser apresentados até 31 de julho de 2025.
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