PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES

Autores

  • Marcia Alves de Carvalho Machado
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento
  • Josevânia Teixeira Guedes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil para atuação do professor na EaD, no ensino superior, à luz dos dispositivos legais vigentes e das propostas de políticas nos indicadores de Referenciais de Qualidade, destacando as competências requeridas. Pautou-se na perspectiva teórico-metodológica da Sociologia da educação crítica. Consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com uso da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Defende-se que a formação nesse campo seja em licenciatura, por caracterizar-se como trabalho docente. Evidencia-se a necessidade das instituições de ensino superior dos cursos de formação inicial de professores reavaliaram essa situação. Considerando, que os professores podem atuar na função de professor e tutor, este estudo propõe ressignificações quanto à diferenciação na atuação do professor e do tutor com vistas a evitar a precarização da profissão docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MACHADO, Marcia Alves de Carvalho; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; GUEDES, Josevânia Teixeira. PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/10365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS