EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Vilma Aparecida de Pinho
  • Fábio Coelho Pinto

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas na EMEF Achilles Ranieri situada na comunidade quilombola do Matias, município de Cametá-PA. A discussão sobre negritudes, como dimensão epistêmica, aponta a possibilidade de construir instrumentos e elementos para a afirmação da identidade do sujeito negro, considerando a história, memórias, culturas e saberes de seus ancestrais, bem como o contexto social hoje vivido por eles. Por meio da abordagem qualitativa trabalhamos com análise documental, observação e entrevista durante os períodos letivos no ano de 2019. Nossas conclusões apontam a prática pedagógica no contexto escolar quilombola como necessária para o fortalecimento da educação para as relações étnico-raciais, de modo que o conhecimento tecnológico-científico tenha relevância, mas que leve em consideração a história e realidade dos sujeitos quilombolas.

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Publicado

2020-04-26

Como Citar

APARECIDA DE PINHO, Vilma; COELHO PINTO, Fábio. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 30, n. 01, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/13505. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: PROCESSOS DECOLONIAIS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES