IDENTIDADES JUVENIS E DISCURSOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Juarez Dayrell considera as juventudes como categoria social que emerge em parâmetros diferentes na sociedade do século XXI, fazendo-se necessário a escola reconhecer as pluralidades juvenis. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar relações entre discursos de alunos e de professores de Ensino Médio sobre identidades juvenis. Os discursos discentes são representados por um poema escrito a partir das análises dos dados produzidos em uma oficina inspirada na metodologia Sociopoética e desenvolvida com 13 jovens alunos do Instituto Federal do Piauí, Campus Valença do Piauí. Os discursos docentes resultaram da análise do poema por cinco professores entrevistados da referida instituição de ensino. Os resultados evidenciam que há um paralelismo consensual entre os sujeitos sobre a constituição da categoria juvenil. Sugere-se que a escola crie espaços dialógicos como estratégias para expressões dos alunos, que propiciem processos de autoconhecimento aos jovens e possibilitem à instituição (re)conhecer as necessidades expressas nas autorrepresentações dos estudantes.
Palavras-chave: Identidades Juvenis. Jovens. Professores. Alunos. Ensino Médio.
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