GÊNERO E ETNOGRAFIA: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAR NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Resumo
Este ensaio procura refletir sobre as possibilidades de operar analiticamente com a categoria gênero, na vertente pós-estruturalista, em estudos etnográficos e suas implicações e decorrências para o modo de pensar o fazer científico. Destacamos o gênero não somente como uma categoria teórica, mas também como uma ferramenta analítica e relacional, entendendo, de forma não linear, seus desdobramentos educativos na organização da cultura e nas articulações de poder. Esses desdobramentos implicam descontruir essencialidades e uma ideia hierárquica de verdade, natureza e conhecimento. Nessa direção, o gênero opera como uma ferramenta para produzir conhecimento, pois trata-se de um processo educativo por meio do qual problematizamos a nós mesmas e os modos de fazer pesquisa. O estudo traz uma experiência interpretativa do trabalho de campo que permite explorar as possibilidades das brechas produtivas etnográficas e suas implicações ético-políticas.
Palavras-chaves: Feminismo. Epistemologia. Metodologia. Pesquisa. Educação.
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