INVESTIGADORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA LITERATURA POLICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p13-32

Palavras-chave:

Literatura, Letramento Literário, Ensino Fundamental

Resumo

Proposta interventiva de ação visando o desenvolvimento/aprimoramento de habilidades leitoras em alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir da literatura policial. Partindo das teorias de efeito estético e recepção propostas por Iser e Jauss, a educação literária terá como foco a compreensão do leitor-investigador enquanto um elemento ativo no processo de leitura. Considerando o papel essencial do educador nesse processo, em seis missões (etapas) descritas minuciosamente, espera-se contribuir com uma perspectiva de leitura que esteja distante das análises meramente passivas e reprodutoras. O plano, concebido sob a perspectiva de uma pesquisa-ação, prioriza a leitura subjetiva em que, numa relação simbiótica entre autor-obra-leitor, oportuniza-se uma troca constante e recíproca entre aquilo que se lê e o modo subjetivo com que se lê.

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Biografia do Autor

Melina de Paulo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba/MG, Brasil.

Fani Miranda Tabak, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Estudos Literários pela Universidade Paulista (UNESP). Uberaba/MG, Brasil.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

PAULO, Melina de; TABAK, Fani Miranda. INVESTIGADORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA LITERATURA POLICIAL. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 34, n. 1, p. 13–32, 2021. DOI: 10.47250/forident.v34n1.p13-32. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/16614. Acesso em: 12 fev. 2025.

Edição

Seção

Letramentos literários