INVESTIGADORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA LITERATURA POLICIAL
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p13-32Palavras-chave:
Literatura, Letramento Literário, Ensino FundamentalResumo
Proposta interventiva de ação visando o desenvolvimento/aprimoramento de habilidades leitoras em alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir da literatura policial. Partindo das teorias de efeito estético e recepção propostas por Iser e Jauss, a educação literária terá como foco a compreensão do leitor-investigador enquanto um elemento ativo no processo de leitura. Considerando o papel essencial do educador nesse processo, em seis missões (etapas) descritas minuciosamente, espera-se contribuir com uma perspectiva de leitura que esteja distante das análises meramente passivas e reprodutoras. O plano, concebido sob a perspectiva de uma pesquisa-ação, prioriza a leitura subjetiva em que, numa relação simbiótica entre autor-obra-leitor, oportuniza-se uma troca constante e recíproca entre aquilo que se lê e o modo subjetivo com que se lê.
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