O ENSINO DA LITERATURA MODERNISTA POR MEIO DE CANÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p33-44Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Poesias, Canções, ModernismoResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de unidade didática para o Ensino de Literatura (COSSON, 2006) destinado ao público do Ensino Médio. Tal proposta faz parte dos estudos desenvolvidos durante o Seminário ministrado pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria Machado, em 2020, no contexto do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Objetiva-se destacar a atual importância das canções, como gêneros subliterários (CANDIDO, 1989; FISCHER, 2019), para um maior alcance na compreensão dos aspectos das poesias e Literatura Modernista no Brasil e em Portugal.
Downloads
Referências
ARAUJO, Ruan Carlos Teles de. Como se trabalhar com textos musicais em recursos audiovisuais, no ensino de língua portuguesa. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2010. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10223/99/99.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2021.
BOLLE, Willi. Grande Sertão Veredas. [entrevista]. In: Literatura Fundamental. TV FUVEST. Disponível em: https://youtu.be/Jcfpbm7owCo. Acesso em: 06 de agosto de 2021.
CANDIDO, Antonio. Timidez do romance. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989. p. 82-99.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
FISCHER, Luís Augusto. O que fazer com a canção. 2019. IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WJFOQqtKftU. Acesso em: 10 de agosto de 2021.
GARRETT, Almeida. Viagens na minha terra. 1. ed. Reimpressão. Porto: Porto Editora, 2017.
LIMA, Cássia Helena Pereira. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da Análise Crítica do Discurso. 2011. 240f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
MACHADO, Ana Maria. O Ensino de “A Aia” de Eça de Queirós: Nótulas e Derivações. In: LUÍS, Ana R. [et al.]. A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas. Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 335-349.
MARINHO, Clarissa Loureiro. Literatura Comparada e Ensino. [palestra]. In: Universidade da gente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nt3HKY1yBeI. Acesso em: 10 de agosto de 2021.
MORIN, Edgar. A escola mata a curiosidade. [entrevista]. In: Revista Nova Escola – 01 de outubro de 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/894/edgar-morin-a-escola-mata-a-curiosidade. Acesso em: 10 de agosto de 2021.
PASSOS, Lucas dos. Humor, oralidade e ensino: o caso da poesia marginal. In: DALVI, Maria Amélia [et al.]. Literatura e educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.
REIS, Carlos. Nota Prévia. In: ARNAUT, A. P. ; BINET, A. M. (Org.). Revista de Estudos Literários: do post-modernismo ao hipercontemporâneo: os caminhos das literaturas em língua portuguesa. n. 8. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 07-10, 2018.
SILVA, Vítor Aguiar e. Em busca de um cânone literário para a língua portuguesa. In: SILVA, Vítor Aguiar e. Colheita de inverno: ensaios de teoria e crítica literárias. Reimpressão. Coimbra: Almedina, 2020. p. 113-136.
SILVA, Vítor Aguiar e. Variações sobre o cânone literário. In: SILVA, Vítor Aguiar e. As humanidades: os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2010, p. 243-247.
SOARES, Luísa Ducla. O Cânone. Palavras: Revista da Associação de Professores de Português. n. 46-47, p. 125-130, 2014-2015.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. [artigo]. In: Revista Ilha do Desterro. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19/9004. Acesso em: 10 de agosto de 2021.
TODOROV, Tzvetan. O que pode a literatura. In: TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Moreira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. p. 73-82.