O ENSINO DA LITERATURA MODERNISTA POR MEIO DE CANÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p33-44

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Poesias, Canções, Modernismo

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de unidade didática para o Ensino de Literatura (COSSON, 2006) destinado ao público do Ensino Médio. Tal proposta faz parte dos estudos desenvolvidos durante o Seminário ministrado pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria Machado, em 2020, no contexto do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Objetiva-se destacar a atual importância das canções, como gêneros subliterários (CANDIDO, 1989; FISCHER, 2019), para um maior alcance na compreensão dos aspectos das poesias e Literatura Modernista no Brasil e em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Carlos Teles de Araujo, Universidade de Coimbra

Estudante do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Referências

ARAUJO, Ruan Carlos Teles de. Como se trabalhar com textos musicais em recursos audiovisuais, no ensino de língua portuguesa. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2010. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10223/99/99.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

BOLLE, Willi. Grande Sertão Veredas. [entrevista]. In: Literatura Fundamental. TV FUVEST. Disponível em: https://youtu.be/Jcfpbm7owCo. Acesso em: 06 de agosto de 2021.

CANDIDO, Antonio. Timidez do romance. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989. p. 82-99.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

FISCHER, Luís Augusto. O que fazer com a canção. 2019. IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WJFOQqtKftU. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

GARRETT, Almeida. Viagens na minha terra. 1. ed. Reimpressão. Porto: Porto Editora, 2017.

LIMA, Cássia Helena Pereira. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da Análise Crítica do Discurso. 2011. 240f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

MACHADO, Ana Maria. O Ensino de “A Aia” de Eça de Queirós: Nótulas e Derivações. In: LUÍS, Ana R. [et al.]. A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas. Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 335-349.

MARINHO, Clarissa Loureiro. Literatura Comparada e Ensino. [palestra]. In: Universidade da gente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nt3HKY1yBeI. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

MORIN, Edgar. A escola mata a curiosidade. [entrevista]. In: Revista Nova Escola – 01 de outubro de 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/894/edgar-morin-a-escola-mata-a-curiosidade. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

PASSOS, Lucas dos. Humor, oralidade e ensino: o caso da poesia marginal. In: DALVI, Maria Amélia [et al.]. Literatura e educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.

REIS, Carlos. Nota Prévia. In: ARNAUT, A. P. ; BINET, A. M. (Org.). Revista de Estudos Literários: do post-modernismo ao hipercontemporâneo: os caminhos das literaturas em língua portuguesa. n. 8. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 07-10, 2018.

SILVA, Vítor Aguiar e. Em busca de um cânone literário para a língua portuguesa. In: SILVA, Vítor Aguiar e. Colheita de inverno: ensaios de teoria e crítica literárias. Reimpressão. Coimbra: Almedina, 2020. p. 113-136.

SILVA, Vítor Aguiar e. Variações sobre o cânone literário. In: SILVA, Vítor Aguiar e. As humanidades: os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2010, p. 243-247.

SOARES, Luísa Ducla. O Cânone. Palavras: Revista da Associação de Professores de Português. n. 46-47, p. 125-130, 2014-2015.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. [artigo]. In: Revista Ilha do Desterro. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19/9004. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

TODOROV, Tzvetan. O que pode a literatura. In: TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Moreira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. p. 73-82.

Publicado

2021-10-27

Como Citar

ARAUJO, Ruan Carlos Teles de. O ENSINO DA LITERATURA MODERNISTA POR MEIO DE CANÇÕES. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 34, n. 1, p. 33–44, 2021. DOI: 10.47250/forident.v34n1.p33-44. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/16615. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Letramentos literários