ALICE RUIZ E O FEMINISMO: A POESIA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p87-97Palavras-chave:
Poesia, Alice Ruiz, Crítica feminista, Formação de leitoresResumo
O projeto estético de Alice Ruiz apresenta uma perspectiva temática que se aproxima das discussões em torno do feminismo e da condição da mulher no contexto social, o que pode direcionar o jovem leitor a uma percepção estética, ética e política. Com efeito, a nossa comunicação tem como propositura elencar uma sugestão metodológica que favoreça a recepção das escritas da poeta curitibana na sala de aula. Desse modo, Cohen (1974), Solé (1998), Girotto e Souza (2010) e Zolin (2009) iluminam as nossas considerações acerca da poética de Alice Ruiz, como também das suas contribuições para a formação de leitores.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. (1998). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana L. L. Reis e Gláucia R. E. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
COSSON, Rildo. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GIROTTO, C.G.G.S. e SOUZA, R.J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R.J. de [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas – SP, Mercado das Letras, 2010.
KLINGER, Diana. Literatura e ética: da forma para a força. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014.
MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. Navalhanaliga: a poética feminista de Alice Ruiz. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2010.
MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. Encantando versos: a produção musical de Alice Ruiz. Texto integrante dos Anais do XVII Encontro Regional de História – O lugar da História. ANPUH/SPUNICAMP. Campinas, 6 a 10 de setembro de 2004. Cd-rom.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3. ed. ampliada. Campina Grande: Bagagem, 2007.
RUIZ S., Alice. Dois em um. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling – 6. edição. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
XAVIER, E. Narrativa de autoria feminina na literatura brasileira: as marcas da trajetória. Rev.Mulher e Literatura, Rio de Janeiro, 1998.
ZOLIN, Lúcia Osana. Crítica feminista e Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009.
ZOLIN, Lúcia Osana. Pós-modernidade e literatura de autoria feminina no Brasil. 2009. Congresso de Leitura do Brasil, Unicamp – SP. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem19/COLE_1058.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.