ALICE RUIZ E O FEMINISMO: A POESIA NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p87-97

Palavras-chave:

Poesia, Alice Ruiz, Crítica feminista, Formação de leitores

Resumo

O projeto estético de Alice Ruiz apresenta uma perspectiva temática que se aproxima das discussões em torno do feminismo e da condição da mulher no contexto social, o que pode direcionar o jovem leitor a uma percepção estética, ética e política. Com efeito, a nossa comunicação tem como propositura elencar uma sugestão metodológica que favoreça a recepção das escritas da poeta curitibana na sala de aula. Desse modo, Cohen (1974), Solé (1998), Girotto e Souza (2010) e Zolin (2009) iluminam as nossas considerações acerca da poética de Alice Ruiz, como também das suas contribuições para a formação de leitores.

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Biografia do Autor

Marivaldo Omena Batista, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela UFAL (2012). Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG (2016). Atualmente iniciou os estudos em nível de Doutorado em Letras pela UFPB. É funcionário da Secretaria Municipal de Educação de Sertânia–PE.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Letras pela UNESP (1987), mestrado em Linguística e Letras pela PUC-RG (1990), doutorado em Letras pela UNESP (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012). Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da UNESP.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

BATISTA, Marivaldo Omena; SOUZA, Renata Junqueira de. ALICE RUIZ E O FEMINISMO: A POESIA NA SALA DE AULA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 34, n. 1, p. 87–97, 2021. DOI: 10.47250/forident.v34n1.p87-97. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/16619. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Letramentos literários