EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO EM UM CONTEXTO INDÍGENA

Autores

  • Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho
  • Jânio Ribeiro dos Santos
  • Edinéia Tavares Lopes

Resumo

Este trabalho reporta-se a uma pesquisa em andamento no Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Básica da Universidade Federal de Sergipe, cujo objetivo é analisar a relação que os alunos do quinto e sexto anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena José Zacarias no município de Banzaê – BA mantêm com os saberes escolares. Os dados foram coletados através de questionário elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Os informantes foram 37 alunos e alunas da referida escola. Inferimos através das informações obtidas até o momento uma forte identificação étnica e constatamos que a escola, para esses alunos, é um ambiente onde podem aprender a ler, escrever e muitas outras coisas importantes para seu futuro intelectual e pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CARVALHO, Jailda Evangelista do Nascimento; SANTOS, Jânio Ribeiro dos; LOPES, Edinéia Tavares. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO EM UM CONTEXTO INDÍGENA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1745. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DISCUSSÕES EM TORNOS DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2